Novidades no Zoológico de Salvador

5 de abril de 2009

dsc04890Já foi conhecer o novo felinário do Zoológico de Salvador, inaugurado no fim do ano passado? Se ainda não foi, vá, porque ficou bem legal. E aproveite para conferir com as crianças uma outra novidade disponível desde a última sexta-feira: dois belos paínéis em azulejo feitos pelo artista plástico Jenner Augusto.

A nova morada dos leões, onças pretas e pintadas, das suçuaranas e tigres está empolgando crianças e adultos pelo fato de melhorar bastante a visibilidade dos animais e ao mesmo tempo permitir a eles um ambiente de mais privacidade e dignidade. As grades que cercavam o local foram substituídas por divisórias de vidros laminados (30 milímetros de espessura, não se preocupe que é seguro) e o espaço foi dividido em dois pisos.

dsc04898-1Há também uma área de escape para que os animais possam se abrigar no calor e no período de reprodução. O local também foi ornamento com rocha, cascatas e grutas artificiais, para ficar mais parecido com o habitat natural e permitir mais espaço de circulação. São quatro recintos no total, separados por espécie.

Outros setores do Zôo estão passando por obras (segunda e terceira etapas): as aves e os primatas também vão ganhar casas novas, em moldes semelhantes à dos felinos e baseadas no conceito de bem-estar dos animais e de maior integração com os visitantes.

PAINÉIS

O acervo do Zoológico de Salvador passou a abrigar também dois painéis de Jenner Augusto. Criados em 1957, os painéis decoravam o salão principal do restaurante Alto de Ondina (que ficava bem ao lado do Zôo) e estão entre os primeiros trabalhos coloridos em azulejo feitos no Brasil. Com a demolição do restaurante, as obras foram restauradas pelo Ipac e levadas ao parque, por conta de sua grande visitação e por combinar com o tema dos trabalhos (Jogos Infantis e Fauna). É uma boa oportunidade de aproximar os filhos das duas coisas: natureza e artes plásticas.

zoo-painelQuem foi Jenner Augusto: Sergipano de nascimento, Jenner Augusto da Silveira (1924-2003), escolheu morar em Salvador em meados do século passado. Considerado um dos mais importantes artistas plásticos da Bahia, Jenner foi pintor, ilustrador e desenhista. Na década de 60, pintou, constantemente, o bairro de Alagados e paisagens da capital baiana.

Jenner participou da mostra Baianos na Filadélfia (EUA, 1966), fez exposições na França, Itália, Holanda, Inglaterra, Bélgica e outros países. No Brasil expôs nas cidades do Recife, São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e outras. Seus trabalhos constam do acervo de importantes Museus e coleções particulares. Jenner foi um dos integrantes do movimento de renovação das artes plásticas na Bahia, durante a década de 50, junto com Mário Cravo Jr., Genaro de Carvalho, Carlos Bastos e Carybé, entre outros.

+++++++++++++++++++++

SERVIÇO

Parque Zoobotânico Getúlio Vargas (Zoológico de Salvador)
Funcionamento: De terça a domingo e nos feriados, das 8h30 às 17h
Preço: Gratuito
Endereço: Rua Alto de Ondina s/nº, Ondina
Trajeto de visitação: 3 Km (com muita subida). O estacionamento fica no alto, mas sempre prefiro parar na parte baixa porque na volta, quando estamos mais cansados por carregar crianças, é só descida.

3 Comentários até o momento

Sua opinião é importante para nós
  1. Lula Tdscko
    #1 Lula Tdscko 12 abril, 2009, 08:55

    Já tive oportunidade de visitar outros zoos no Brasil e no mundo ( é um dos meus hobbies ) e posso afirmar que diante as circunstancias ( ser gratuito e sofrer com recorrentes atos de falta de educação pela populacao ) o Zoo de Salvador é maravilhoso.

    Reply this comment
  2. Vanessa
    #2 Vanessa 12 abril, 2009, 20:47

    A bicharada e a criançada ficam a millllll…. Dica de quem gosta de ir lá: muita água e roupas leves. As ladeiras são convites a gastar energia. Assim como o comentarista anterior, também sou fã de zoos e no daqui sinto falta de programas educativos e pontuais com escolas. Pelo menos até agora não tive acesso.

    Reply this comment
  3. miria
    #3 miria 31 agosto, 2009, 12:41

    olhe eu acho q este zoologico precisa dar uma melhoradinha nao pode ser gratuito pelo menos tem q custar 1 real com lanche de graça e mais policiamento dentro e fora do zoologico e q revistem as pessoas antes de entrar no zoologico para evitar drogas ,armas acessorios inadequados ou perigosos etc…
    tenho 10anos
    meu nome é luana e este é meu comentário…

    Reply this comment


Warning: Illegal string offset 'rules' in /home/customer/www/pequenopolisba.com.br/public_html/wp-content/themes/pequenopolis-theme/functions/filters.php on line 191
<

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.