Dia da Poesia: festejos em Cabaceiras do Paraguaçu

13 de março de 2015

O município de Cabaceiras do Paraguaçu, no Recôncavo baiano, sedia hoje e emanhã (13 e 14) o 14º Festival de Declamação de Poemas de Antônio de Castro Alves, com as novidades da criação das categorias Infantil e Adulto e a abertura da mostra “Navio Negreiro de Castro Alves – Grama em Gravuras, por Hansen Bahia”.

O 14 de março é a data em que nasceu Castro Alves e por isso definido como Dia Nacional da Poesia. O evento anual em Cabaceiras já é uma tradição e em 2015 marca as comemorações dos 168 anos de nascimento do poeta, reunindo pessoas de diversas regiões do estado e de todas as idades, que prestam homenagem ao grande trovador baiano, autor de Espumas Flutuantes, Vozes D’África e O Navio Negreiro.

O evento será realizado no Parque Histórico Castro Alves (PHCA), localizado na Fazenda Cabaceiras, local onde nasceu o poeta. As declamações infantis começam no período da manhã do dia 13/03, e as adultas acontecem no período da tarde. Na ocasião, os jurados analisam: originalidade (criatividade utilizada para a apresentação do poema), dicção (clareza das palavras pronunciadas na declamação), fluência verbal (correção e a pronúncia das palavras) e fidelidade ao texto (exatidão e o respeito a todos os versos e palavras do poema). A premiação acontece em 14 de março, quando os cinco primeiros colocados se apresentam no final da manhã. No período da tarde, acontecem outras homenagens ao poeta.

Mostra Hansen Bahia

Outra novidade deste ano é a abertura, em 13/03, também no Parque Histórico Castro Alves, da exposição “Navio Negreiro de Castro Alves – Grama em Gravuras, por Hansen Bahia”. A abertura da mostra terá início às 18h, após o Festival de Declamação de Poemas de Antônio de Castro Alves, e contará com apresentação da Filarmônica Lira Ceciliana de Cachoeira. A mostra é composta de 20 xilogravuras de Hansen Bahia que retratam a dramaticidade social sentida na pele dos escravos: toda a aspereza, animalização e violência do tráfego negreiro. A técnica da xilogravura foi a escolhida por Hansen para representar a força de seus temas. Em uma entrevista, em 1971, afirmou: “a madeira tem sua própria linguagem”. Fica no museu até maio.

SERVIÇO
14º Festival de Declamação de Poemas de Antônio de Castro Alves
Quando: 13 e 14 de março
Onde: Parque Histórico Castro Alves (PHCA) – Praça Castro Alves, nº 106, Centro, Cabaceiras do Paraguaçu/ BA, tel. (75) 3681-1102

Quanto: Gratuito

Nenhum comentário até o momento

Sua opinião é importante para nós

Ainda não há comentários!

Você pode ser o primeiro a comentar .


Warning: Illegal string offset 'rules' in /home/customer/www/pequenopolisba.com.br/public_html/wp-content/themes/pequenopolis-theme/functions/filters.php on line 191
<

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.