Coleção infantil estimula a ecoalfabetização

2 de abril de 2015

A jornalista baiana Rosana Jatobá inspirou-se em experiências com os filhos e na sua própria cobrindo assuntos ligados ao tema sustentabilidade para lançar, junto com a pesquisadora Arminda Jardim, a “Coleção Jatobá”. São sete livros infantis (faixa etária de 7 a 8 anos) que abordam temas fundamentais para a criança desenvolver uma consciência sustentável em relação ao ambiente em que está inserida e aos recursos naturais de que dispõe. O objetivo é proporcionar aprendizado baseado no conceito de ecoalfabetização.

Com dois filhos pequenos, a autora criou histórias baseadas nas descobertas de um casal de irmãos curiosos, sempre questionando como as coisas funcionam e o que significam. Com este argumento, as narrativas abordam temas como a natureza, a água, o consumismo, a mobilidade urbana, a alimentação e o lixo. No capítulo final, estimula os hábitos sustentáveis e a iniciativa de influenciar os outros a agirem da mesma maneira.

Os livros também contêm passagens das crianças nas escolas, com conteúdo que serve de exemplo para professores desenvolverem atividades que despertem a noção de sustentabilidade nos alunos.

Temas e títulos dos livros:
– Água no Brasil e no mundo (“Água por todo o lado”)
– Consumo Consciente (“Será que eu compro?”)
– Alimentação saudável (“Comer bem e se mexer”)
– O Lixo (“Nada de lixo”)
– Mobilidade (“De lá pra cá”)
– Sustentabilidade (“Viva natureza viva”)
– Exercício para um mundo melhor (“Fazer para mudar”)

SOBRE A AUTORA
Rosana Jatobá é jornalista e mestre em Gestão e Tecnologias Ambientais pela Universidade de São Paulo (USP). Foi vencedora do Prêmio Comunique-se como melhor jornalista de sustentabilidade em 2013.

COAUTORA
Arminda Jardim é bacharel em letras pela Universidade Federal de Pernambuco, pesquisadora e atuante nas áreas socioambiental e de desenvolvimento sustentável.

1 comentário até o momento

Sua opinião é importante para nós
  1. ELIZETE LIMA
    #1 ELIZETE LIMA 17 abril, 2018, 12:52

    Prezados, Boa tarde!

    tenho um filho de 7 anos, gostaria de incentiva-lo a leitura.
    Como faço para adquirir livros?

    Reply this comment

Seus dados estarão seguros!O seu endereço de email não será publicado. Seus dados também não serão compartilhados.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.