Música de Concerto em clima de férias

Foto: Lenon Reis

No dia 30 de junho (terça), às 15h, o NEOJIBA promove no Teatro Castro Alves um encontro de música de concerto para crianças, adolescentes e jovens, através da iniciativa Concerto Didático. O evento, gratuito, será uma apresentação especial e terá três orquestras, dos programas NEOJIBA e Cidade do Saber.

A edição contará com a participação especial da Orquestra Pró-Sinfônica de Camaçari e da recém-criada Orquestra de Violões do NEOJIBA. A apresentação celebra um intercâmbio entre o NEOJIBA e o programa municipal Cidade do Saber, que resultou na realização de três concertos da Juvenil da Bahia no Teatro de Camaçari, em 2015.

Dessa vez é a jovem orquestra de Camaçari quem se apresenta no principal palco da capital baiana, em conjunto com a Orquestra Castro Alves – segunda formação orquestral do programa NEOJIBA. Ambas irão apresentar ao público infanto-juvenil um repertório de peças brasileiras, com arranjos do maestro Bira Marques, regente da Orquestra Pró-Sinfônica de Camaçari, além de “Batuque”, de Lorenzo Fernandez.

O Concerto Didático se caracteriza pela sua linguagem lúdica. Esta edição especial será um diálogo entre os pares, já que muitos dos jovens músicos têm idade próxima à do público infanto-juvenil convidado para assistir ao concerto.

Os instrumentos da orquestra, as peças que compõem um programa e as dinâmicas entre o regente e os músicos serão apresentados como elementos para entender melhor o mundo fascinante da música de concerto. Para a Orquestra de Violões do NEOJIBA é um momento importante, pois a ocasião marca sua estreia no palco principal do Teatro Castro Alves, com uma participação especial do Coro Juvenil do NEOJIBA. O Concerto Didático conta com o patrocínio da CCR Metrô Bahia.

SOBRE O NEOJIBA – Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA tem por objetivo alcançar a integração social por meio da prática coletiva e de excelência da música. No Brasil, o NEOJIBA é o primeiro programa governamental de formação de orquestras infanto-juvenis baseado no aclamado “El Sistema”, programa venezuelano criado em 1975. O NEOJIBA é uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e seu diretor fundador é o maestro e pianista Ricardo Castro. O NEOJIBA beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado da Bahia.

SERVIÇO

CONCERTO DIDÁTICO
Orquestra Castro Alves, Orquestra Pró-Sinfônica de Camaçari e Orquestra de Violões do NEOJIBA
Participação Especial: Coro Juvenil
Quando: 30 de Junho (terça-feira), às 15h
Onde: Teatro Castro Alves – Praça Dois de Julho, s/n – Campo Grande
Quanto: gratuito

1 comentário até o momento

Sua opinião é importante para nós

Ainda não há comentários!

Você pode ser o primeiro a comentar .


Warning: Illegal string offset 'rules' in /home/customer/www/pequenopolisba.com.br/public_html/wp-content/themes/pequenopolis-theme/functions/filters.php on line 191
<

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.