Um belo quintal para crianças

28 de novembro de 2009

As crianças da comunidade da Quixabeira, em São Gabriel (BA), a 480 km de Salvador, ganharam um quintal público para brincadeiras e contato com a natureza. A área ociosa que pertencia à prefeitura agora abriga brincadeiras de corda e pião, parlendas e cantilenas, histórias, cantigas e várias outras atividades realizadas ao ar livre. A expectativa é que o quintal seja adotado pela prefeitura e vire política pública. O mais legal é que ele está sendo adotado e montado com participação ativa da comunidade.

Abro espaço para divulgar essa experiência fora de Salvador para mostrar belas iniciativas que há por aí em defesa da infância e do direito de brincar, tocadas por entidades e sociedade civil, sem que se espere de braços cruzados por uma ação efetiva dos poderes públicos. É mostrando que dá para fazer que podemos cobrar deles a realização de projetos.

A criação do quintal em São Gabriel tem à frente a Rede Ser-tão Brasil, que reúne organizações da sociedade civil que buscam valorizar a criatividade, as culturas tradicionais locais e formas solidárias de sobrevivência. A proposta prevê a ocupação de espaços públicos ociosos com ações e equipamentos voltados para o público infantil. A metodologia prevê a realização de oficinas para preparar a comunidade anfitriã como cuidadora do quintal. O contato com a natureza é o maior diferencial da proposta em relação a outros equipamentos urbanos voltados para a criançada, como praças e parquinhos.

Está gostando de conhecer esta experiência? Pois as informações são do Blog das Ruas, do jornalista Iuri Rubim (aproveito para adicioná-lo à nossa lista de links). Vá lá para conhecer o relato completo sobre o quintal de Quixabeira e outras coisas interessantes!

Nenhum comentário até o momento

Sua opinião é importante para nós

Ainda não há comentários!

Você pode ser o primeiro a comentar .


Warning: Illegal string offset 'rules' in /home/customer/www/pequenopolisba.com.br/public_html/wp-content/themes/pequenopolis-theme/functions/filters.php on line 191
<

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.