Projeto Petiz tem feira de troca de livros e brinquedos, oficinas, cinema e exposição

4 de maio de 2018

No sábado, dia 19/5, o projeto Petiz – Festival de Arte para Infância e Juventude promove mais uma versão da “Feira do Troca-Troca”, no Espaço Xisto, no Complexo dos Barris, das 13h30 às 17h, com acesso gratuito. A Feira é um espaço destinado à solidariedade, socialização, ao consumo consciente e a práticas colaborativas, através trocas de livros e brinquedos entre as crianças. Os interessados deverão levar os artigos em bom estado e a criançada poderá ainda participar de atividades de contação de histórias, sessão de cinema, exposição e oficina.

A Feira foi idealizada como uma maneira engajada e divertida de repensar a forma de consumo de adultos e crianças, estimulando a prática da troca brinquedos, ao invés da compra. A iniciativa serve para sensibilizar as pessoas sobre as consequências do consumismo infantil, minimizar e prevenindo seus prejuízos. Este ano, o projeto traz também em sua programação um conteúdo pensado na importância da constituição de um ambiente de interação e ludicidade para crianças e jovens dentro da arte do cinema.

Ao longo da tarde, as famílias poderão visitar na galeria Pierre Verger (lateral), a exposição “Lanterna Mágica – Audiovisual, Interação e Ludicidade”, que conta um pouco da história do cinema baiano, através de uma proposta lúdica com enfoque infantojuvenil.

As crianças terão também um espaço de atividades lúdicas, com a Oficina Brinquedos e brincadeiras em família – Brinquedos ópticos, ministrada por Daniela Fernandes – Bacharela em Direito e Bacharela em Cinema e Audiovisual e Diretora da DIMAS; e Karoline Santana – psicóloga e coordenadora da Mandalas – Rede de Práticas em Psicologia. A atividade tem como objetivo proporcionar um espaço em que as crianças brinquem junto a pessoas que elas têm relações de afeto e trará a temática dos brinquedos ópticos. Para participar das oficinas artísticas não será necessária inscrição prévia, entretanto as vagas são limitadas.

A Feira traz nesta edição uma sessão de contos africanos, “Histórias da Chuva”, do Grupo Iwá (BA) e convida o público a imaginar e viajar a diferentes lugares através da escuta. Em cena, a atriz Josi Acosta, acompanhada dos músicos Gabriel Carneiro e Sanara Rocha, sob direção de Antônio Marcelo, apresentam ao público uma livre adaptação de contos, que versam sobre a chuva e tratam de temas como solidariedade e amor. As histórias, provenientes da Angola e Botsuana, retratam uma menina que pede à sua mãe que lhe conte histórias, de forma sensível, usando recursos vocais e expressivos.

No encerramento da ação, será realizada uma grande sessão de cinema, com curtas-metragens e animes na Sala Alexandre Robatto. Neste espaço a plateia terá trânsito livre e os títulos que serão exibidos estarão disponíveis no site do projeto  www.festivalpetiz.com.br.

Serviço
Feira do Troca-Troca (troca de brinquedos e livros, exposição, oficinas artísticas, sessão de cinema de curtas e animes)
Quando: sábado, 19 de maio – das 13h30 às 17h
Onde: Espaço Xisto Bahia – Rua General Labatut, 27 – Barris
Quanto: gratuito

Nenhum comentário até o momento

Sua opinião é importante para nós

Ainda não há comentários!

Você pode ser o primeiro a comentar .


Warning: Illegal string offset 'rules' in /home/customer/www/pequenopolisba.com.br/public_html/wp-content/themes/pequenopolis-theme/functions/filters.php on line 191
<

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.