Evento na Cultura abre Semana Mundial de Aleitamento Materno em Salvador

A Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) contará com uma série de atividades em Salvador, abertas no sábado, dia 1º, a partir das 9h, na Livraria Cultura do Salvador Shopping. Especialistas estarão reunidos para discutir o tema deste ano, que é Amamentação e Trabalho: para dar certo o compromisso é de todos. O evento é coordenado pela Mama – assessoria em amamentação e assistência materno infantil.

O diálogo sobre o assunto terá a participação de figuras-ícones no Brasil nesta área: o pediatra e membro da Sociedade Brasileira de Pediatria, José Martins Filho, e a pesquisadora e fundadora da Hora do Mamaço, Simone de Carvalho. Eles farão um diálogo sobre “Os primeiros 1000 dias do bebê”.

Também haverá uma sessão de autógrafos e contação de história com Simone Carvalho, autora do livro “Amamentar é tudo de bom!”. No final da manhã ocorrerá, na escadaria da Livraria Cultura, a Hora do Mamaço, evento organizado por Bianca Amorim e Tarsila Leão, com a presença de mães que amamentam e da sociedade que apoia esse movimento.

 

Estudos demonstram que o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida pode evitar, anualmente, mais de 1,3 milhão de mortes de crianças menores de 5 anos nos países em desenvolvimento. E que ele continuado até 2 anos ou mais continua protegendo o sistema imunológico da criança.

A volta ao trabalho da mulher é uma das razões que favorecem o desmame precoce, já que no Brasil a legislação determina apenas quatro meses de Licença Maternidade, com exceção para funcionárias públicas onde o benefício é estendido até o sexto mês do bebê. Além disso, o desconhecimento das leis que protegem o aleitamento materno também é um fator de desmame precoce. Hoje a legislação dá às mulheres empregadas no mercado formal quatro meses de licença maternidade remunerada, e quando a nutriz retorna ao trabalho tem o direito de ter dois intervalos de 30 minutos para amamentar. Mas em geral as empresas não cumprem essa regra.

A porcentagem de desmame pelo retorno ao trabalho é de 41,9%, segundo pesquisa apontada no artigo Aleitamento materno: fatores determinantes do desmame precoce (Nathália Rodrigues, Cecília Gome). De acordo com dados do Ministério da Saúde, a porcentagem de crianças amamentadas até os seis meses de vida cresceu no Brasil, entretanto esses índices por região ainda são baixos (16,6% no Sudeste; 35,9% no Centro-Oeste; 20% no Nordeste; 19,5% no Norte e 68,4% no Sul (dados de 1999).

 

PROGRAMAÇÃO DO DIA 1º/8 NA LIVRARIA CULTURA (TEATRO EVA HERZ)

9h – Os primeiros 1000 dias do bebê: vantagens da amamentação, com Dr. José Martins Filho

11h – Contação de história e sessão de autógrafo do livro “Amamentar é tudo de bom!”, com Simone de Carvalho.

Quanto: R$ 30

11h30- A Hora do Mamaço – evento organizado em Salvador por Bianca Amorim e Tarsila de Leão

Nenhum comentário até o momento

Sua opinião é importante para nós

Ainda não há comentários!

Você pode ser o primeiro a comentar .

<

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.