Quarta tem concerto didático no TCA e Nairzinha no Palacete

18 de agosto de 2009

A primeira dica para esta quarta-feira (19) vem de Milena França, assídua colaboradora do Pequenópolis!

OSBA_CDidaticoA Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) recebe nesta quarta, 19, a pianista croata Dubravka Vukalovic como convidada do seu Concerto Didático, regido pelo maestro Ricardo Castro. O tema da apresentação será “O concerto” enquanto forma de composição.

No repertório, duas belas peças para ilustrar o tema: o Concerto para Piano, em sol maior, de Maurice Ravel, e o Concerto Grosso, op.6, HWV 324, em sol menor, de George Frideric Handel. A apresentação será às 16h30, na Sala Principal do Teatro Castro Alves (TCA) e a entrada é gratuita.

Um concerto é uma composição musical caracterizada por ter um ou mais instrumentos solistas com acompanhamento de um grupo maior, sobre o qual o solista se destaca. Juntamente com a ópera, o concerto foi praticamente o único estilo clássico que sobreviveu à história da música erudita.

Originalmente, era uma forma com base em três movimentos, sendo o primeiro lento, o segundo de andamento moderado e o terceiro rápido. Uma forma de concerto bastante usada no período barroco foi o concerto grosso, que se constituía não de um solista, mas de um conjunto de solistas alternando com uma orquestra maior. No Romantismo, os concertos passaram a ter como propósito o virtuosismo, explorando ao máximo a potencialidade dos solistas.

Os Concertos Didáticos da OSBA funcionam como um importante projeto de formação de plateia e democratização do acesso à música de concerto. Antes da execução das obras, o maestro fala sobre o tema proposto de maneira didática e compreensível para o grande público.

»»»»»»»»»»» Para saber mais sobre a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), clique aqui.

====================================================

cirandandoUm lembrete: Nesta quarta, às 15h, Nairzinha e 60 crianças do Projeto Cirandando Brasil realizarão um show-baile de cantigas de roda e brincadeiras. Será no Palacete das Artes Rodin Bahia, na Graça.

O evento é gratuito e homenageia o mês do folclore.

O Palacete fica na Rua da Graça, 284, Graça – Tels. 3117-6986/6910/6982.

»»»»»»»»»» Clique aqui para conhecer outras atividades infantis do Palacete das Artes.

Nenhum comentário até o momento

Sua opinião é importante para nós

Ainda não há comentários!

Você pode ser o primeiro a comentar .


Warning: Illegal string offset 'rules' in /home/customer/www/pequenopolisba.com.br/public_html/wp-content/themes/pequenopolis-theme/functions/filters.php on line 191
<

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.