Peraltagens, do grupo Os Tapetes Contadores de Histórias, chega à Caixa Cultural Salvador

3 de dezembro de 2019

A exposição Peraltagens está  na Caixa Cultural Salvador até 26 de janeiro de 2020. Montagem do grupo Os Tapetes Contadores de Histórias, a mostra é um convite à interação, com obras feitas de tecido e inspiradas em contos do mundo inteiro e autores renomados. A visitação  acontece de terças-feiras a domingos, das 9h às 18h, com acesso gratuito e livre para todos os públicos.

Por meio de um acervo em que se destacam tapetes, malas, painéis, objetos e livros de pano, os visitantes encontram cenários para narrativas de escritores como Ana Maria Machado, Carlos Drummond de Andrade, Graciliano Ramos, Ricardo Azevedo e Sérgio Capparelli. O título da exposição, Peraltagens, também é uma alusão à obra do poeta matogrossense Manoel de Barros.

As obras são feitas por artesãos franceses do projeto Raconte-Tapis, por artistas peruanos do projeto Manos que Cuentan e também por integrantes do grupo brasileiro, que há 20 anos utiliza a técnica da costura de tecidos para despertar o interesse de crianças, jovens e adultos pelas artes e a leitura.

A mostra tem também tapetes tridimensionais do projeto Raconte-Tapis, painéis e livros de pano e uma diversidade de obras costuradas em grandes dimensões, como um tapete gigante de 12 metros que foi inspirado em um conto brasileiro. Por se tratar de uma exposição interativa, as crianças podem subir no tapete.

Ao lado de cada obra encontra-se o livro correspondente, como um incentivo à leitura. Enquanto as crianças conhecem as obras e interagem com elas, os adultos acompanhantes podem ler os livros ou contar histórias que acompanham cada trabalho.

O projeto conta, ainda, com sessões de histórias e oficinas de formação de contadores de histórias.

Contadores – O grupo carioca Os Tapetes Contadores de Histórias foi criado em 1998 por atores formandos da Escola de Teatro da UniRio, que conheceram a prática da criação de narrativas em tecidos com o diretor teatral, contador de histórias e artesão francês TarakHammam, responsável pelo projeto “Raconte-Tapis”, desenvolvido no interior da França desde 1987. No Brasil o projeto inclui a criação de tapetes artesanais a partir de histórias brasileiras.

Serviço

Artes Visuais – “Peraltagens”
Quando: 27 de novembro de 2019 a 26 de janeiro de 2020 (de terças-feiras a domingos, das 9h às 18h)
Onde: Caixa Cultural Salvador (Rua Carlos Gomes, 57, Centro)
Quanto: grátis
Informações: (71) 3421-4200

Sessões de Histórias

De terça à sexta-feira, às 14h, e sábados, domingos e feriados, às 16h
* Lotação: 50 pessoas. Duração: 45 minutos.
* Distribuição diária de senhas, a partir das 9h, no receptivo da Caixa Cultural Salvador. As senhas serão distribuídas diariamente e exclusivamente para as sessões que ocorrerão no próprio dia.

Oficinas de Formação
Ateliê de Histórias, com Warley Goulart, de 10 a 13 de dezembro, terça à sexta-feira, das 9h30 às 12h30
* Número máximo de participantes: 25, acima de 14 anos
* Inscrição presencial a partir de 1 de dezembro na recepção da Caixa Cultural

Ateliê de Histórias, com CaduCinelli, de 21 a 24 de janeiro, terça à sexta-feira, das 9h30 às 12h30
* Número máximo de participantes: 25, acima de 14 anos
* Inscrição presencial a partir de 11 de janeiro na recepção da Caixa Cultural

Nenhum comentário até o momento

Sua opinião é importante para nós

Ainda não há comentários!

Você pode ser o primeiro a comentar .


Warning: Illegal string offset 'rules' in /home/pequenop/public_html/wp-content/themes/pequenopolis-theme/functions/filters.php on line 191
<

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.