Fomos conferir: casa de brincar Paraisoteca

3 de junho de 2016

A Brinquedoteca Paraíso da Criança (Paraisoteca) é uma casa de brincar inaugurada há dois meses, em um imóvel de quatro andares (660 m2 de área, sendo 420 m2 de área coberta) no Horto Florestal. A casa foi totalmente planejada e reformada para abrigar espaços lúdicos capazes de receber crianças da faixa etária dos três meses a oito anos. Há várias escadas ligando os ambientes, mas sempre protegidas por portas, telas, grades e corrimãos.

O espaço, sonhado e tocado pela educadora Ellen Gonçalves Figueiredo, mãe de uma menininha de quatro anos, nasceu com a proposta de estimular as crianças e ajudar na sua formação e socialização por meio da valorização do ato de brincar. A casa não conta com brinquedos eletrônicos e foi totalmente planejada para oferecer diversas e atrativas atividades, incluindo o resgate de brincadeiras tradicionais de rua e a realização de oficinas orientadas. A equipe é formada por monitores com experiência com crianças, além de duas pedagogas e uma psicóloga.

COMO FUNCIONA: os pequenos de até 36 meses precisam estar acompanhados por algum responsável maior de 18 anos. Já as crianças acima de 2 anos já podem iniciar adaptação para ficarem sozinhas, o que usualmente ocorrer a partir dos três. A família é estimulada a participar conforme a vontade e disponibilidade, como oportunidade para formar vínculos e trocar experiências com os filhos.

BEBÊS

Bebês de 3 a 18 meses contam com um ambiente lúdico que promove as capacidades sensoriais psicomotoras, cognitivas, sociais e afetivas, sem necessidade de matrícula nem inscrição: basta ir‬ quando quiser, e a família pode acompanhar. Nessa faixa etária não há um planejamento com horários e datas fixados.

O cantinho dos bebês tem brinquedos diversos, fraldário, banheira, banco de areia (areia tratada), grama e diversos espaços onde são exploradas as atividades: exploração de brinquedos, brincadeiras motoras e sensoriais, artes visuais, contação e cantação de histórias, musicalidade, teatrinho de fantoches e dedoches, cineminha, joguinhos pedagógicos, natureza e sociedade.

 

CRIANÇAS

A ideia é oferecer aos pais um local seguro onde deixar a meninada para brincar, descobrir e interagir, com acompanhamento pedagógico. Há opções por turnos de quatro horas (com lanche lá ou levado de casa) ou período integral (10 horas), com oferta de almoço no local com taxa de R$ 20. Um diferencial é que a brinquedoteca também funciona nos fins de semana. A Paraiosoteca também é uma alternativa para os contra turnos das escolas, com oferta de acompanhamento escolar até o ensino fundamental II.

Os espaços para explorar e brincar são diversos:

– Espaço de faz de conta

– Sala de movimento

– Sala de aventura

– Espaço baby

– Sala de artes

– Sala de cinema e teatro

– Sala de leitura e jogos

– Quintal

Às sextas e sábados é realizada a Noite do Pijama, das 19h às 22h, com realização de brincadeiras, jogos, músicas, contação de histórias e atividades lúdicas. É preciso agendar antecipadamente.

Foto: Pequenópolis

ONDE FICA

Rua Conselheiro Correa de Menezes, 124, Horto Florestal (transversal da Rua Waldemar Falcão)

 

FUNCIONAMENTO

Segunda a sábado das 8h às 18h

Domingo das 9h às 17h

10 Comentários até o momento

Sua opinião é importante para nós

Ainda não há comentários!

Você pode ser o primeiro a comentar .

<

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.