Palacete das Artes Rodin Bahia oferece atividades para crianças

27 de julho de 2009

DSC06756Inspirada pelas mães Vanessa (Malu) e Ana (Vinícius), que postaram comentários aqui, fui atrás da programação infantil do Palacete das Artes Rodin Bahia (bairro da Graça). E não é que ela existe mesmo? Apesar de ir sempre lá, só tinha contato com exposições e algumas apresentações musicais para o público em geral. Não sabia da existência de atividades específicas para crianças.

O Setor Educativo do Palacete está levando para o local, pela segunda vez, a animadora e pesquisadora de música e folclore infantil Nairzinha, com o projeto “Cirandando Brasil no Palacete das Artes”. A programação para os próximos meses é a seguinte:

19 de agosto – 15h – Comemoração do Dia do Folclore – Show-baile “Cirandando Brasil”, composto por cantigas de roda e brincadeiras, cantadas por Nairzinha e dançadas por 60 crianças do Projeto Cirandando Brasil.

23 de setembro – 15h – Comemoração da Chegada da Primavera – Apresentação da Orquestra Infanto-Juvenil Cirandando Brasil, composta por 100 participantes do projeto. Eles apresentarão peças do folclore infantil, cancioneiro popular brasileiro e cancioneiro erudito.

14 de outubro – 15h – Comemoração do Dia da Criança – Apresentação do musical “Os Saltimbancos”, com a participação de 80 crianças do Projeto Cirandando Brasil. – OBS: A PROGRAMAÇÃO DESSE DIA FOI CANCELADA

18 de Novembro – 15h – Celebração dos 50 anos de morte de Villa Lobos – Apresentação da Orquestra Infanto-Juvenil Cirandando Brasil, do grupo de dança e do coral do projeto. 100 crianças executarão o folclore infantil partiturizado pelo maestro.

* O alvo dos eventos são os alunos das escolas da rede pública situadas no entorno do Palacete das Artes e também o público infantil em geral. Os dias de programação caem sempre às quartas-feiras. O acesso é grátis.

**************************************

DSC06757O Palacete também desenvolve outras atividades que podem ser aproveitadas pelo público infantil, mas que necessitam de agendamento prévio por parte de grupos escolares ou particulares. O interessado liga (3117-6986) e escolhe data e horário segundo sua disponibilidade, dentro do horário de visitação do Palacete, que é de de terça a domingo, das 10h às 18 h. Veja as opções:

* Projeto Re-lendo Rodin –  apresentação das peças de Rodin que estão nos jardins do Palacete. Em seguida o grupo participa de uma oficina de modelagem com massa (4 a 10 anos) e argila ( 11 a 16 anos). É o momento de as crianças mostrarem sua impressão sobre o que perceberam nas obras de Rodin, fazendo releituras em massa e argila sobre o que viram.

* Memórias do Palacete –  Projeto que objetiva a sensibilização dos visitantes a partir da ativação de memórias geradas através da manipulação de objetos diversos dispersos em um baú. Consiste na disposição de uma caixa-baú contendo objetos diversos, que deverão ser alcançados pelos visitantes com idade a partir dos 8 anos, sob a orientação de monitores. “A ideia é gerar uma interatividade entre público e museu, para afirmar a vivacidade da memória e transmitir a mensagem de que assim como os museus, os indivíduos também possuem seus acervos permanentes e temporais registrados em sua história´”, diz o texto de apresentação da atividade.

*Contação de  Histórias –  oferece momentos lúdicos a partir da contação de histórias, possibilitando a ampliação dos referenciais poético-literários e estimulando a leitura como experiência significativa para o conhecimento do mundo. O trabalho inclui também outras linguagens e manifestações culturais, como a inserção de elementos corporais, vocais, cênicos, musicais, possibilitando uma dinâmica de ritual coletivo, do qual todos participam contando e cantando histórias. Com isso espera-se estimular a imaginação de quem conta e do público infantil a que se destina a contação.

SERVIÇO

Palacete das Artes Rodin Bahia (Mansão Martins Catharino)

R. da Graça, 284, Graça

Tel. 3117-6986/6910/6982.

O Palacete funciona de terça a domingo, das 10h às 18h, incluindo feriados. A entrada para as atividades é franca.

Leia mais sobre o Palacete das Artes Rodin Bahia.

3 Comentários até o momento

Sua opinião é importante para nós
  1. Claudia
    #1 Claudia 30 julho, 2009, 07:35

    Que dica maravilhosa! Fiquei feliz em conhecer esse canal para aproximar os pequenos da arte. Obrigada pelo serviço, Mariana!

    Reply this comment
  2. Debora Motta
    #2 Debora Motta 2 setembro, 2009, 22:31

    Muito legal! Estamos precisando muito de programas culturais infantis na cidade, as vezes, ficamos sem opção. Melhor, é gratuito, todos tem acesso. Que bom!

    Reply this comment
  3. lindinea almirante dias
    #3 lindinea almirante dias 17 setembro, 2009, 23:16

    Fico feliz, em conhecer este espaço de cultura e lazer que inclui crianças e ao mesmo tempo proporciona conhecimento e aprendizagem gratuito;parabéns vocês são 10!!!

    Reply this comment


Warning: Illegal string offset 'rules' in /home/pequenop/public_html/wp-content/themes/pequenopolis-theme/functions/filters.php on line 191
<

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.