Mapa do brincar faz radiografia da diversão infantil no país

20 de junho de 2009

mapadobrincar-bonecosO caderno infantil da Folha de S.Paulo, a Folhinha, lançou uma campanha para levantar e analisar brincadeiras indicadas por crianças de todo o Brasil. O Mapa do Brincar quer identificar semelhanças e diferenças entre as brincadeiras em cada região do país. O resultado dessa radiografia será uma publicação especial e um site de conteúdo aberto, que poderá servir de subídio para desenvolvimento de ações nas áreas de pedagogia, antropologia e cultura.

As inscrições para quem desejar participar devem ser feitas até o dia 3 de julho,  por correio (carta endereçada à Al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP), por e-mail (mapadobrincar@uol.com.br) ou pelo blog da Folhinha (www.blogdafolhinha.folha.blog.uol.com.br). Podem participar crianças de até 12 anos. Elas próprias é que devem relatar suas brincadeiras no preenchimento da ficha. Não serão aceitas inscrições com textos produzidos por pais ou responsáveis. É possível também enviar desenhos, fotos, áudios e vídeos que ajudem a mostrar as brincadeiras das crianças.

Todas as informações (incluindo o regulamento) estão na Folha Online . No blog da Folhinha, entre em Mapa do Brincar, e veja vídeos e outras informações sobre o projeto.

Todas as crianças e instituições participantes terão seu nome incluído no Mapa do Brincar. Os que tiverem brincadeiras selecionadas terão o nome e a brincadeira divulgados na edição de 3 de outubro da Folhinha.

Conheça as regras (texto divulgado na Folhinha, direcionado às crianças)

1 – Você pode participar com brincadeiras que você brinca hoje: não vale fazer pesquisa sobre brincadeiras legais ou copiá-las de livros, revistas ou sites para mandar para cá.

2 – Você pode mandar mais de uma brincadeira num mesmo envelope, mas cada uma deve ter sua própria ficha de inscrição.

3 – É importante descrever e detalhar bem a brincadeira.

4 – Se achar importante, você pode desenhar para explicar melhor. E até fotografar, filmar ou gravar a brincadeira e mandar para mapadobrincar@uol.com.br.

5- Podem participar do mapa crianças com até 12 anos de idade.

6- Os participantes não podem contar com ajuda dos pais ou responsáveis na produção dos textos e dos desenhos. Crianças não alfabetizadas podem pedir ajuda para um responsável, que deve preservar a forma de contar da criança.

7- Junto com o seu texto, mande a ficha de inscrição preenchida em letra de forma. Essa ficha pode ser copiada: o importante é ter todas as informações que constam dela.

8- Envie cartas até 3/7/2009, às18h, e e-mails até 3/7/2009, às 23h59. Não haverá confirmação de recebimento de material.

9- Em caso de dúvida, ligue para o tel. 0/xx/11/3224-4412/3851 ou escreva para mapadobrincar@uol.com.br.

10- Consulte o regulamento completo no blog da Folhinha (www.blogdafolhinha.folha.blog.uol.com.br)

1 comentário até o momento

Sua opinião é importante para nós
  1. Elisangela
    #1 Elisangela 25 junho, 2009, 11:25

    Gostaria de parabeniza – los pelo projeto….

    Reply this comment

Seus dados estarão seguros!O seu endereço de email não será publicado. Seus dados também não serão compartilhados.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.