Fui e aprovei: projeto Biblioteca Móvel/Domingo na Praça

29 de julho de 2009

DSC08469Fim de semana passado fomos conhecer o projeto Domingo na Praça/Biblioteca Móvel, que estava na Praça Ana Lúcia Magalhães e… aprovadíssimo! Chegamos no final da manhã e já encontramos várias mesas e cadeiras armadas debaixos das árvores, onde crianças se empolgavam com livros, quadrinhos e jogos recreativos e os adultos aproveitavam para ler jornais e revistas. Tudo cedido, de graça, pela biblioteca, que tem um acervo de cerca de 500 títulos, funciona numa van e a cada semana está em um lugar diferente da cidade.

As crianças curtiam muito entrar no carro e constatar que ali dentro havia estantes de livros e que podiam escolher livremente o que iam levar emprestado. Do lado de fora, o pesoal do projeto apresentava uma peça e mais tarde percorria as mesas se oferecendo para contar histórias aos pequenos grupos, a partir dos livros. Tudo uma delícia.

A van, por dentro

A van, por dentro

Hoje a Biblioteca de Extensão da Fundação Pedro Calmon, que está à frente da iniciativa, divulgou o calendário de agosto do Domingo na Praça, e aproveito a ocasião para elogiar o projeto e dar meu testemunho sobre seu bom funcionamento. Tem coisa mais gostosa que ir a uma praça ou parque e se deparar com ações de incentivo à leitura como essa? Pretendo repetir a dose outras vezes. A Biblioteca Móvel acontece sempre aos domingos, no horário das 8h às 12h. Segue a programação do mês que começa:

Dia 2/8 – Parque da Cidade – O projeto será dedicado ao Dia dos Pais. As crianças aprenderão a confeccionar gravatas para presentear seus pais, com a oficina ministrada por Érika Sodré Nunes Bastos

Dia 16/8 – Dique do Tororó – a garotada poderá ler cordéis, com contos e lendas nordestinas, e participar de uma oficina folclórica com Marina Sales Cardoso.

Dia 23/8 – Praça Ana Lúcia Magalhães (Pituba) – Em comemoração ao Dia do Folclore, o projeto recebe o Boi Multicor do arte-educador Jorge Conceição, que mescla aspectos que valorizam a cultura afro-descendente com histórias e canções de ninar populares. Ele vai resgatar e reinventar personagens famosos como o Saci-Pererê e a Caipora.

Dia 30/8 – Lagoa do Abaeté – Apresentação do grupo “É Invenções Artísticas”, companhia teatral que trabalha com inovações estéticas. A peça teatral “Literatura popular brasileira – causos, contos e poesia de cordel” terá como foco a literatura de cordel.  Na apresentação, o grupo adaptará cordéis para a linguagem teatral, através de esquetes.

DSC08474

3 Comentários até o momento

Sua opinião é importante para nós
  1. Ana Emília Andrade
    #1 Ana Emília Andrade 31 julho, 2009, 09:20

    Mariana,
    não sei como lhe agradecer por tantas dicas!
    beijo
    Mila – musicalização

    Reply this comment
  2. Kaka
    #2 Kaka 10 agosto, 2009, 00:41

    Nossa, eu e minha filhota saimos nas fotos!
    Essa manhã foi uma delicia.
    Diversão não só pra minha pequena mas pra mim tb.
    O teatrinho foi óooootimo
    bjs

    Reply this comment
  3. Maria Angela Carvalho
    #3 Maria Angela Carvalho 13 outubro, 2010, 13:56

    Gostaria de entrara em contato com a Fundação, poisachei o projeto muito bom e gostaria de trazer para um domingo no Rio Vermelho.

    Parabéns pela materia!

    Reply this comment

<

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.