Fomos conferir: Mercado Iaô, na Ribeira

19 de fevereiro de 2015
Fotos: Pequenópolis

Um passeio muito gostoso para ser feito aos domingos é visitar o Mercado Iaô, centro de artes, entretenimento e economia criativa que acontece sempre das 10h às 19h, no fim de linha da Ribeira (logo após a sorveteria, na mesma avenida).

Para ir com crianças o ideal é optar pelo turno da manhã, até o meio da tarde, quando o ambiente é mais tranquilo e frequentado por famílias com crianças e idosos. A partir daí, devido aos shows, o espaço costuma ficar mais agitado.

É uma boa pedida para colocar a meninada em contato com artesanato, arte e entretenimento (teatro, dança, música e culinária) produzidos pelas pessoas da Península de Itapagipe. O Galpão de Ideias reúne expositores de todo tipo de produto e de arte, a preços legais e com um atendimento feito pelos próprios criadores, o que rende, de quebra, belos bate-papos. Ao longo dos estandes há pufs para descansar e apreciar as apresentações culturais, que acontecem simultaneamente. Vá preparado para enfrentar calor, o galpão é bastante quente.

Na parte externa, mas também coberta, os pequenos encontram um espaço infantil com cama elástica, piscina de bolinhas e alguns brinquedos.

Fotos: Pequenópolis

Um dos pontos altos é o espaço gourmet, que oferece estandes de comidas variadas – massas, crepes, comidas típicas da Bahia, doces diversos e, é claro, o famoso sorvete da Ribeira. As fichas são vendidas à parte, com pratos a preços variados que costumam ir até R$ 20. Os próprios chefs fazem o atendimento e preparam os pratos. Ao lado, sempre rola algum show de artistas locais  – no dia em que fomos havia um ótimo grupo de samba.

O acesso ao Mercado é gratuito – os gastos ficam por conta do consumo de cada um. Com a vantagem de se estar contribuindo para a reforma do antigo prédio onde acontece o Iaô – a proposta é que o espaço passe a abrigar a sede da Fábrica Cultural –  projeto de economia criativa encabeçado pela cantora Margareth Menezes – e um centro de entretenimento.

Se estiver com tempo, aproveite também para passear nas redondezas (o cenário de mar calmo e belos casarões vale a pena) e conhecer a nova orla, recentemente reformada pela prefeitura.

4 Comentários até o momento

Sua opinião é importante para nós

Ainda não há comentários!

Você pode ser o primeiro a comentar .

<

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.