Feira de Trocas de Brinquedos e Livros tem sua 3ª edição em Salvador

3 de outubro de 2013

Sábado (5/10) é dia de combater o consumismo e pensar no Dia das Crianças de uma forma diferente. Nesta data acontece a terceira edição da Feira de Trocas de Brinquedos e Livros, a partir das 14h, no Palacete das Artes (Graça).

Organizado por voluntários e contando com a colaboração afetiva de diversas instituições, o evento terá as participações especiais do Teatro Griô, Grupo Canela Fina (oficina musical) e da Skyruila Recreação Criativa. A promoção é do Movimento Infância Livre de Consumismo. A primeira edição do encontro em Salvador foi realizada em outubro de 2012, no Parque da Cidade, e contou com a participação de cerca de 200 crianças. O segundo evento ocorreu em maio deste ano, no Palacete das Artes, atraindo cerca de mil pessoas. O projeto nasceu a partir de uma convocação do Instituto Alana, que levou instituições e coletivos locais organizarem feiras de troca de brinquedos em 51 cidades brasileiras.

A produção do evento em Salvador orienta os pais a levarem esteira, canga ou toalha para expor os brinquedos a serem trocados. Os itens (brinquedos e livros) devem estar em bom estado. A ideia é deixar a meninada tomar a frente das negociações, conferindo seu próprio valor ao brinquedo, com o mínimo de interferência dos pais.

A organização também chama a atenção para o estacionamento complicado na área do Palacete das Artes, aconselhando estacionar apenas em locais permitidos ou parar nas proximidades e ir de táxi, ônibus ou caminhando. Nos locais proibidos as multas estão se multiplicando!

Onde fica o Palacete das Artes – Rua da Graça, 289 – Graça

Sobre a campanha do Movimento Infância Livre de Consumismo

No dia 1º de outubro o Movimento Infância Livre de Consumismo lançou sua nova campanha sobre consumismo infantil no Dia das Crianças, composta por uma série de textos e imagens sobre a data festiva, apresentando uma reflexão sobre a necessidade de ensinar sobre consumismo desde que os filhos são pequenos, bem como de valorizar os momentos e as experiências que não necessitam de objetos para que sejam prazerosas e divertidas.

A série de imagens, dirigida aos pais, tem como objetivo chamar atenção para a reflexão sobre a quantidade do que realmente importa para as crianças, que é o brincar, o estar com os pais, o usufruir do ar livre e exercitar a imaginação, tudo divertido e prazeroso sem a necessidade de objetos novos.

A campanha traz ainda um convite para que o público atenda à convocação do Instituto Alana e organize localmente Feiras de Trocas de Brinquedos para que adultos e crianças possam vivenciar a possibilidade de negociar brinquedos sem a necessidade de desembolso financeiro, mostrando uma nova forma de renovar a brincadeira.

O Dia das Crianças é a segunda data mais importante para o comércio de brinquedos e é quando os anunciantes centram fogo na infância. O número de inserções comerciais na programação infantil cresce vertiginosamente e as crianças tendem a acreditar que só serão homenageadas se ganharem muitos presentes.

O desejo do Movimento Infância Livre de Consumismo é que mães, pais e familiares consigam perceber a falácia da publicidade, afinal não são objetos de plástico que farão os filhos felizes, por mais caros que sejam.

Clique para saber sobre as feiras de troca de brinquedos

Para saber sobre o Movimento Infância Livre de Consumismo e acompanhar a campanha do Dia das Crianças:


Para ler o texto e a poesia de lançamento da campanha

2 Comentários até o momento

Sua opinião é importante para nós
  1. Carolina Cruz Barreto
    #1 Carolina Cruz Barreto 3 outubro, 2013, 09:31

    Maravilhosa a proposta! Estamos dentro! Fomos em maio e agora vamos de novo.

    Reply this comment


Warning: Illegal string offset 'rules' in /home/customer/www/pequenopolisba.com.br/public_html/wp-content/themes/pequenopolis-theme/functions/filters.php on line 191
<

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.