Edição 2013 da Festa Literária de Cachoeira inclui programação infantil

24 de outubro de 2013

A 3ª edição da Festa Literária de Cachoeira (Flica), aberta na noite de hoje, terá a partir de quinta também atividades voltadas ao público infantil. A inclusão de ações direcionadas à criançada é novidade da versão 2013 do evento.

Batizada de Fliquinha, a programação voltada aos pequenos leitores inclui exposições, lançamentos de livros, oficinas, teatro e contação de histórias, que seguem até sábado, dia 26, na cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano.

Confira a programação da Fliquinha a cada dia:

QUINTA, 24/10

9h às 18h
Turma do Xaxado, com Antônio Cedraz
Exposição + visita guiada para as crianças

Griô Cássia Valle (Foto: Tereza Cristina Oliveira / Divulgação)9h30 – Contação da história “Maria & Maria” – É a história de Maria, uma quilombola de Girau Grande, sua dedicação aos animais e amor ao seu pai, de autoria de Tânia, Eliete e Lenira Calheiros. O conto, transmitido a elas pelo pai, que mantinha o hábito de contar histórias aos filhos durante a noite, é valorizado e perpetuado para as crianças da comunidade.
Com a Griô Cássia Vale (atriz do Bando de Teatro Olodum, atuou em 40 espetáculos teatrais e em filmes como “Jardim das Folhas Sagradas” e “Ó Paí Ó”, além da série para a TV Globo).

11h – Bate-papo com Cristina D’ávila

15h – Oficina de Quadrinhos Mundo Novo – Maurício Santil

17h – Lançamento de livro e Oficina “A Saga do Menino Callu”, com Gilberto Pinto

18h – Voz e Violão, com Saulo Fernandes

SEXTA. 25/10

9h às 18h
Turma do Xaxado, com Antônio Cedraz
Exposição + visita guiada para as crianças

9h30 – Contação da história “História de Tenengo” – Tenengo é personagem recorrente nas histórias contadas no Quilombo Girau Grande, em Maragojipe (BA), que nasce para ajudar sua mãe grávida a carregar uma panela de água, conhece seu pai e passeia com amigos ao redor do Quilombo.
Com a Griô Cássia Vale

11h – Bate-papo com a pesquisadora Nairzinha, que irá relançar o livro “Quintal… saudade ou utopia?”, um memorial da brincadeira brasileira.

14h – Contação da história “Vovó do Mangue & Vovó do Mato” – “Vovó do Mangue & Vovó do Mato”, de Vilson Caetano, é um conto quilombola que estimula as crianças a respeitarem o mangue e o mato, e extrair da natureza apenas o necessário para a subsistência. Explorar a natureza é trazer para si o risco das suas donas, Vovó do Mangue e Vovó do Mato, darem uma lição para que a ação não se repita.
Com a Griô Cássia Vale

Casa de Barro (Foto: Divulgação)15h – Oficina “Entre Versos” da Casa de Barro – A Oficina Entre Versos é aberta a todos os públicos e trabalha, através da contação de história, as rimas e versos do Recôncavo da Bahia. A atividade se inicia com apresentação de contação de história da equipe da Casa de Barro, que em seguida desenvolve uma oficina sobre a metodologia. A partir de então, os participantes da oficina comporão uma mostra artística através da leitura de de versos, recital de poesias, cordéis e repentes orquestrados sob a musicalidade das cantorias populares, utilizando-se da ferramenta de contação de história aprendida.

17h – Bate-papo com a escritora Mabel Velloso

SÁBADO, 26/10

Antonio Cedraz (Foto: Divulgação)9h às 18h
Turma do Xaxado, com Antônio Cedraz
Exposição + visita guiada para as crianças

9h30 – Contação da história “O Menino que a Caipora Carregou” – O conto sobre o menino que é levado pelo espírito das matas, a Caipora, traduz de forma didática noções sobre a preservação da natureza.
Com a Griô Cássia Vale

11h – Bate-papo com o escritor Enéas Guerra

14h – Contação da história “Vovó do Mangue & Vovó do Mato”, com a Griô Cássia Vale

15h – Bate-papo com Ciça Fittipaldi

17h – Teatro Alvorocinho

SAIBA MAIS SOBRE OS AUTORES INFANTIS QUE PARTICIPAM DA FLIQUINHA

1 comentário até o momento

Sua opinião é importante para nós

Ainda não há comentários!

Você pode ser o primeiro a comentar .


Warning: Illegal string offset 'rules' in /home/customer/www/pequenopolisba.com.br/public_html/wp-content/themes/pequenopolis-theme/functions/filters.php on line 191
<

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.