Caixa Cultural tem exposição multissensorial sobre folclore brasileiro

Uma exposição bem diferente na Caixa Cultural Salvador: a Dupla VJ Suave usa tecnologia de projeção para narrar lendas do povo brasileiro.

Folclore Digital é uma mostra multissensorial que mescla grafite digital, poesia, personagens animados, luzes que brilham e música, abordando cinco lendas do folclore brasileiro: Sereia Iara, Curupira, Iemanjá, Saci-Pererê e o Boi Bumbá.

Os artistas Ceci Soloaga (argentina) e Ygor Marotta (brasileiro) apresentam antigas lendas com trilha eletrônica que traz referências de tambores africanos e de cantos indígenas.

São cinco lendas que habitam o imaginário das crianças: a Sereia Iara; o Curupira, menino de pés virados para trás que deixa suas pegadas para enganar aqueles que querem fazer mal às matas; Iemanjá; o Saci-Pererê, que vive de fazer travessuras e, antes de ser descoberto, some mais rápido que fumaça; e o Boi Bumbá, ou Bumba Meu Boi.

Serviço

Exposição: “Folclore Digital” – VJ Suave

Abertura: 23 de julho, às 19h

Visitação: de terça a domingo, das 9h às 18h (24 de julho a 23 de agosto)

Onde: Caixa Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57, Centro

Quanto: Entrada Franca

Informações: (71) 3421-4200

Nossa Avaliação

Veja as notas do Pequenópolis
Ambiente
20out of 5
Qualidade da projeção
20out of 5
Conteúdo
20out of 5
Monitores
20out of 5
Geral

Não é à toa que o nome da dupla de vjs é Suave: a proposta é apresentar imagens que inspirem leveza e tranquilidade. Na sala de projeção, sem sapatos, adultos e crianças se esparramam em almofadas e tapetes para conferir imagens projetadas de Iara, Iemanjá, Curupira, Saci e do Bumba Meu Boi, acompanhadas de música (sem narração). Na saída vale conferir os textos e filmes sobre o fantástico projeto dos dois VJs, que percorrem o mundo embelezando muros e paredes de prédios com projeções móveis, construídas a partir de animações tradicionais feitas à mão por eles próprios. Não deixe de ouvir as explicações dos monitores!

5

Excelente
5 out of 5

2 Comentários até o momento

Sua opinião é importante para nós
  1. Tatiane nascimento
    #1 Tatiane nascimento 23 julho, 2015, 09:24

    A exposição vai trazer p as crianças a nossa cultura de uma forma lúdica, reforçando nossas crenças e valores e atuando diretamente na identidade d nosso povo. Imperdível!

    Reply this comment


Warning: Illegal string offset 'rules' in /home/pequenop/public_html/wp-content/themes/pequenopolis-theme/functions/filters.php on line 191
<

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.