Biblioteca Monteiro Lobato promove oficina e cortejo para celebrar período junino

A Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (BIML) promove no domingo, dia 14 de junho, às 10h, uma oficina para a construção do Boi Leitor, seguida de um cortejo pela Praça Almeida Couto, em Nazaré, para celebrar o período junino.

A oficina será ministrada pelo professor e escritor Jorge Conceição, autor do livro Boi Multicor, que também será o padrinho do Boi Leitor, e abordará a importância dos festejos populares na infância e a ressignificação dos conteúdos e histórias infantis, que são caracterizadas por práticas e métodos considerados preconceituosos e violentos (Boi da Cara Preta). Além disso, as crianças confeccionarão seus próprios bois multicores com caixas de papelão, tecidos, tintas e outros materiais decorativos.

Conforme explica Conceição, será feito um trabalho da arte voltado para a diversidade, para a ecologia e o cuidado com o animal. “Queremos desconstruir a história tradicional que liga o boi a coisas negativas para trabalhar a beleza e a inteligência que existe na diversidade”, explica. A oficina visa uma adaptação do São João e da cultura interiorana da Bahia, respeitando a base ecológica através da construção de um boi feito com material reciclável.

Segundo Rosane Rubim, diretora da BIML, a atividade busca também incentivar a literatura infanto-juvenil. “Nós queremos prestigiar o São João fazendo um paralelo com a leitura. Será a nossa homenagem aos festejos juninos sem esquecer de incentivar sempre a literatura para as crianças e adolescentes”, diz ela.

Após a oficina, um cortejo levará o Boi Leitor pela Praça Almeida Couto (Nazaré), onde está localizada a Biblioteca, com a participação das crianças do Projeto Tambores e Cores, que animarão a festa vestidos com os bois feitos de caixa de papelão, confeccionados durante a oficina. Finalizando as atividades, a criançada poderá curtir um show do grupo Canastra Real, com a educadora Luciene de Souza.

Onde fica: Praça Almeida Couto, Nazaré (em frente ao Hospital Santa Izabel)

1 comentário até o momento

Sua opinião é importante para nós

Ainda não há comentários!

Você pode ser o primeiro a comentar .

<

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.