Sonhos de Uma Noite de Verão: Shakespeare para crianças na Caixa Cultural

20 de março de 2013

A obra Sonhos de Uma Noite de Verão foi adaptada para o público infantil pela Companhia do Abração, que traz sua montagem a Salvador esta semana (19 a 24), na Caixa Cultural. A ideia é proporcionar aos pequenos o contato com a boa literatura. As apresentações acontecem de terça a sexta-feira, às 15h, e sábado e domingo às 16h.

Nessa versão adaptada, quatro velhinhos contadores de histórias, a serviço do Sr. Milkshakespeare, se utilizam de objetos para relatar os encontros e desencontros de dois casais. Dessa forma, brincando de faz-de-conta com simples objetos do cotidiano, e captando o mundo da criança, os contadores pretendem reavivar, nos adultos, a maneira de ver o mundo.

As personagens da história original são representadas, nesta adaptação, por objetos do cotidiano: um par de sapatos altos se transforma na heroína do dramaturgo inglês; o talco para os pés, o seu amado; os reis da floresta, responsáveis pelo equilíbrio e harmonia natural, brigam, não pelo seu pajem (como na história original), mas pela posse do Livro dos Sonhos que pertence a todos.

A peça sublinha a ideia de que, quando a natureza entra em desarmonia, todos os que neste mundo vivem brigam. Também propõe uma reflexão sobre o ciclo da vida, a infância e a velhice. Os simpáticos velhinhos acabam se tornando crianças ou libertando a criança que todos guardamos dentro de nós.

Serviço

Sonhos de Uma Noite de Verão – para crianças de todas as idades
Quando: de 19 a 24 de março de 2013 (terça-feira a domingo), às 15h (apresentações dirigidas às escolas e abertas ao público); dias 23 e 24 de março de 2013 (sábado e domingo), às 16h (apresentações abertas ao público)
Duração: 50 minutos
Onde: CAIXA Cultural Salvador- Rua Carlos Gomes, 57, Centro, tel. 3421-4200
Ingresso: 1 kg de alimento não perecível, trocado na bilheteria do evento a partir das 14 horas dos dias de espetáculo, limitado a 80 pessoas

Palestra “O Teatro para Crianças e a Arte-educação”
Dia 23 de março às 17h, após a apresentação do espetáculo. Acesso gratuito. Dirigida a educadores, artistas e interessados.

Oficina Ludicidade no Teatro para crianças
Dia 22 de março das 9h às 11h. Acesso gratuito. Dirigida a crianças de 8 a 13 anos

1 comentário até o momento

Sua opinião é importante para nós

Ainda não há comentários!

Você pode ser o primeiro a comentar .

<

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.