O Cordel de Maria Cin-drag-rela de volta ao Teatro Molière

2 de setembro de 2017

cindragrela12O espetáculo O Cordel de Maria Cin-drag-rela, que propõe discussão sobre gênero para crianças e adultos, está de volta em nova temporada no Teatro Molière, com sessões aos sábados e domingos, às 16h. A montagem é do grupo Teca Teatro, especializado nos públicos infantis e juvenis, e foi indicada ao Prêmio Braskem de Teatro como melhor infanto-juvenil de 2016.

O Cordel de Maria Cin-drag-rela traz ao palco uma versão do famoso conto infantil e se propõe discutir questões de gênero, sob o aspecto da misoginia latente nas sociedades heteronormativas. Para tratar de assunto tão incomum de se ter com crianças, a saída foi a parceria com o ator, médico e drag queen Lando Augusto, que aceitou o desafio e escreveu uma versão ‘cordelizada’ para o clássico infantil popularizado por Charles Perrault no século XVII, e depois pelos Irmão Grimm, no século XIX.

O resultado é um espetáculo leve, divertido, musical que faz pensar por meio de críticas agridoces e de classificação livre, para ser fruído em família. É indicado para crianças a partir dos 7 anos de idade. Crianças menores vão gostar, mas sem entender integralmente.

Sinopse

Maria Cindragrela vive no interior do Nordeste. Na sua casa vieram morar sua madrasta (Germana) com duas filhas do seu primeiro casamento: Anastácia e Griselda. O pai de Cindragrela morreu logo depois do casório e Cindragrela tornou-se escrava do lar. Ela tem três amigos bichos: o calango Tião, a galinha Januária e a cabrita Açucena, com quem divide suas tristezas e sonhos. Tudo munda, porém, quando o filho do Coronel Moura – o Coronelzinho – volta de sua vida de viajante aventureiro (muito a contragosto) para a casa do pai, que quer obrigá-lo a tomar conta dos negócios, casar com uma moça da redondeza e ter filhos. Para tanto, organizou um forró no dia de sua chegada. Cindragrela não conseguiu terminar seus afazeres diários a tempo de arrumar sua roupa pra ir ao forró, mas ela contou com uma ajuda mágica: a Drag Madrinha, que a ajudou a chegar à festa e encantar o Coronelzinho, mas somente até meia-noite, quando…

Sobre o Grupo Teca Teatro

Desde sua formação, há 14 anos, o Teca Teatro traz à cena espetáculos de carreira com temas incomuns ao público infantil e juvenil de Salvador, como encenação de folhetos de cordel (Quem conto canta cordel encanta – BRASKEM 2004), política cultural (Ora Bolas! – BRASKEM 2006), conflitos de geração (Pedro e a cobra-de-fogo – BRASKEM 2007), espetáculo para bebês (De sol, de céu e de lua – 2011). O último, realizado pela Baú Produções, trouxe o delicado tema da morte e de como um grupo de crianças elabora a perda de uma amiguinha (O mundo de dentro – 2015).

Serviço
O Cordel de Maria Cin-drag-rela 
Onde: Teatro Molière – Aliança Francesa (Ladeira da Barra)
Quando: 2 de setembro a 8 de outubro, exceto no dia 10/09 – sábados e domingos, às 16h
Preço: R$ 40 (inteira) R$ 20 (meia).
Pagamento: dinheiro e cartão de débito

2 Comentários até o momento

Sua opinião é importante para nós

Ainda não há comentários!

Você pode ser o primeiro a comentar .

Seus dados estarão seguros!O seu endereço de email não será publicado. Seus dados também não serão compartilhados.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.