Feira de Troca Brinquedos no Parque da Cidade

30 de setembro de 2014

Sábado (4/10) é dia de brincar e trocar brinquedos e livros usados na quarta edição do evento em Salvador, programada para o Parque da Cidade. Ótima maneira de incentivar a criançada a encarar o mês das crianças sob uma outra perspectiva, trocando o consumismo pelo reaproveitamento. E então, tá esperando o quê para ir em busca daqueles itens pouco ou nada usados dentro de casa?

A ideia é mostrar que trocar pode ser mais divertido que comprar e propor uma reflexão sobre o consumismo e a publicidade voltada ao público infantil, questionando o verdadeiro sentido do brincar e do brinquedo, e estimulando o desapego aos bens materiais, assim como a consciência ecológica.

O evento de Salvador é organizado por voluntários ligados ao Movimento Infância Livre de Consumismo, com a benfeitoria da Skyruila Recreação Criativa, do Grupo PUMM e do Craft Atelier, contando com o apoio da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Cidade Sustentável, que cuida do Parque da Cidade. A primeira edição do evento foi realizada no Parque da Cidade, e as duas seguintes no Palacete das Artes.

A Praça das Floreiras  ganhará uma decoração lúdica e um canto de leitura sob as árvores, e terá a música do Grupo PUMM – Por Um Mundo Melhor – e brincadeiras comandadas por Lucas Lulúdico.

A feira acontecerá das 9h às 12h e vai funcionar assim:

– cada família escolhe um local dentro do espaço sinalizado no parque e ali monta a sua “barraquinha” (vale levar canga, toalha, esteira ou usar a imaginação)

– cada família cuida dos seus “produtos” e das suas crianças. A sugestão é que amigos fiquem próximos para se revezar no cuidados das crianças e dos produtos

– deixe as crianças à vontade para andar pela feira e negociar a troca com outras. Aos adultos cabe observar e oferecer ajuda apenas para crianças pequenas ou para aquelas que não estejam achando boas soluções para a negociação. O que deve ser levado em conta é o interesse e o valor que a criança confere ao brinquedo, a questão monetária não é o mais importante aqui.

Programa imperdível!

Serviço
O quê: Feira de Troca de Brinquedos
Onde: Parque da Cidade – Praça das Floreiras
Quando: 4/10/14 – 9h às às 12h
Quanto: gratuito
Como: levar brinquedos e livros em bom estado para as crianças trocarem entre si.

Acompanhe outras dicas sobre o funcionamento da feira aqui

E para ajudar a desapegar… Um recado de sete minutos sobre a importância de brincar e o excesso de brinquedos:

https://www.youtube.com/watch?v=hADrymZWIfc&feature=youtu.be

1 comentário até o momento

Sua opinião é importante para nós

Ainda não há comentários!

Você pode ser o primeiro a comentar .

<

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.