Exposição e espetáculo dos Tapetes Contadores de Histórias na Caixa Cultural

3 de janeiro de 2017

A Caixa Cultural Salvador abre ao público a partir de 8 de janeiro a mostra Shtim Shlim – O sonho de um aprendiz, uma instalação interativa do grupo Os Tapetes Contadores de Histórias, que conta com performances, oficinas e roda de conversa em sua programação. Inspirada em um conto popular dos povos nômades do norte da África, a exposição interativa segue até o dia 12 de fevereiro, sempre de terça-feira a domingo, das 9h às 18h, com acesso gratuito e livre para todos os públicos.

Nos dias de semana a visitação é de escolas, e o público em geral pode conferir aos sábados, domingos e feriados, em duas sessões, sempre às 11h e 16h, com capacidade para 30 pessoas e idade recomendada a partir de 6 anos. A entrada é franca e as senhas de acesso são distribuídas com 30 minutos de antecedência do início dos espetáculos. O critério de seleção será o da ordem de chegada.

Objetos gigantes expostos e intervenções de atores contam a saga do herói Shtim Shlim. Quando criança, ele tem um sonho estranho, no qual o sol entra pela manga direita de sua camisa e a lua entra pela esquerda. Após ouvir do pai que o sonho significava que ele iria casar duas vezes, o jovem herói decide partir em busca de conhecimento com um velho mago que ensina “o tudo e a magia acima do tudo”. Mas o velho mago é conhecido por matar os seus discípulos após o teste final e Shtim Shlim travará com o velho mago uma grande batalha de magia, para poder sobreviver.

O espectador é convidado a ouvir uma história, percorrendo o cenário repleto de tapetes e grandes objetos confeccionados com tecidos coloridos. Entre as peças, está uma árvore de quatro metros de altura, um cão da raça galgo de dois metros e uma extensa cama de gato, que permite ao visitante atravessá-la. Com direção artística da educadora e contadora de histórias ganesa Inno Sorsy, a mostra conta com uma programação paralela gratuita que inclui roda de conversa e oficinas sobre a arte de contar histórias (para quem tem a partir de 16 anos). Shtim Shlim ganhou o Prêmio Zilka Salaberry de melhor espetáculo e melhor cenário, e o prêmio CBTIJ de melhor direção de produção, além do Selo de Altamente Recomendado pelo CEPETIN.

Foto: Renato Mangolin

Atividades paralelas

De 10 a 13 de janeiro, Inno Sorsy ministrará a oficina “A arte de contar histórias”. O workshop tem como objetivo explorar o ofício do contador de histórias, que consiste em ver e contar uma história da forma mais bela e efetiva. Já a oficina “Ateliê de histórias” será ministrada por Warley Goulart, de 31 de janeiro e 3 de fevereiro, intercalando teoria e prática da arte de contar histórias. Os participantes passarão por dinâmicas em torno das práticas narrativas e da criação de suportes plásticos, como tapetes e painéis.

Ambas as oficinas ocorrem entre terças e sextas-feiras, das 16h às 18h30, com participação gratuita. Os interessados deverão possuir idade acima de 16 anos e enviar mensagem para o email [email protected] As inscrições para a oficina “A arte de contar histórias” ocorrem entre 2 e 8 de janeiro. Já as inscrições para o “Ateliê de histórias” serão realizadas entre 24 e 29 de janeiro. O critério de seleção será o da ordem de inscritos.

No dia 8 de fevereiro (quarta-feira), das 17h às 18h30, o coordenador geral da mostra, Cadu Cinelli, participará de uma roda de conversa com o público. Na atividade, o idealizador do projeto compartilhará informações sobre o processo de criação e execução da mostra, bem como sobre o trabalho do grupo Os Tapetes Contadores de Histórias. A participação ficará sujeita à capacidade do espaço.

Serviço

Onde: Caixa Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57, Centro – Salvador
Quanto: entrada franca
Informações: (71) 3421-4200
Classificação indicativa: livre
Conveniência: estacionamento ao lado da Caixa Cultural Salvador

– Artes Visuais Shtim Shlim – O sonho de um aprendiz
Quando: de 8 de janeiro até o dia 12 de fevereiro de 2017 (de terças-feiras a domingos), das 9h às 18h

– Apresentações:
De 07/01 a 12/02/2017 – sábados, domingos e feriados, às 11h e 16h
Roda de Conversa: 08/02/2017 – das 17h às 18h30 – com Cadu Cinelli

– Oficinas:

“A Arte de Contar História”, com Inno Sorsy
Quando: 10 a 13/01/2017, das 16h às 18h30
Público: idade a partir de 16 anos – interessados em contação de histórias, professores, estudantes.
Inscrições: [email protected]

“Oficinas sobre a arte de contar histórias: ateliês de histórias”, com Warley Goulart
Quando: 31/01 a 03/02/2017, das 16h às 18h30
Público: idade a partir de 16 anos – interessados em contação de histórias, professores, estudantes.
Inscrições: [email protected]

1 comentário até o momento

Sua opinião é importante para nós

Ainda não há comentários!

Você pode ser o primeiro a comentar .


Warning: Illegal string offset 'rules' in /home/pequenop/public_html/wp-content/themes/pequenopolis-theme/functions/filters.php on line 191
<

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.