Exposição e espetáculo dos Tapetes Contadores de Histórias na Caixa Cultural

3 de janeiro de 2017

A Caixa Cultural Salvador abre ao público a partir de 8 de janeiro a mostra Shtim Shlim – O sonho de um aprendiz, uma instalação interativa do grupo Os Tapetes Contadores de Histórias, que conta com performances, oficinas e roda de conversa em sua programação. Inspirada em um conto popular dos povos nômades do norte da África, a exposição interativa segue até o dia 12 de fevereiro, sempre de terça-feira a domingo, das 9h às 18h, com acesso gratuito e livre para todos os públicos.

Nos dias de semana a visitação é de escolas, e o público em geral pode conferir aos sábados, domingos e feriados, em duas sessões, sempre às 11h e 16h, com capacidade para 30 pessoas e idade recomendada a partir de 6 anos. A entrada é franca e as senhas de acesso são distribuídas com 30 minutos de antecedência do início dos espetáculos. O critério de seleção será o da ordem de chegada.

Objetos gigantes expostos e intervenções de atores contam a saga do herói Shtim Shlim. Quando criança, ele tem um sonho estranho, no qual o sol entra pela manga direita de sua camisa e a lua entra pela esquerda. Após ouvir do pai que o sonho significava que ele iria casar duas vezes, o jovem herói decide partir em busca de conhecimento com um velho mago que ensina “o tudo e a magia acima do tudo”. Mas o velho mago é conhecido por matar os seus discípulos após o teste final e Shtim Shlim travará com o velho mago uma grande batalha de magia, para poder sobreviver.

O espectador é convidado a ouvir uma história, percorrendo o cenário repleto de tapetes e grandes objetos confeccionados com tecidos coloridos. Entre as peças, está uma árvore de quatro metros de altura, um cão da raça galgo de dois metros e uma extensa cama de gato, que permite ao visitante atravessá-la. Com direção artística da educadora e contadora de histórias ganesa Inno Sorsy, a mostra conta com uma programação paralela gratuita que inclui roda de conversa e oficinas sobre a arte de contar histórias (para quem tem a partir de 16 anos). Shtim Shlim ganhou o Prêmio Zilka Salaberry de melhor espetáculo e melhor cenário, e o prêmio CBTIJ de melhor direção de produção, além do Selo de Altamente Recomendado pelo CEPETIN.

Foto: Renato Mangolin

Atividades paralelas

De 10 a 13 de janeiro, Inno Sorsy ministrará a oficina “A arte de contar histórias”. O workshop tem como objetivo explorar o ofício do contador de histórias, que consiste em ver e contar uma história da forma mais bela e efetiva. Já a oficina “Ateliê de histórias” será ministrada por Warley Goulart, de 31 de janeiro e 3 de fevereiro, intercalando teoria e prática da arte de contar histórias. Os participantes passarão por dinâmicas em torno das práticas narrativas e da criação de suportes plásticos, como tapetes e painéis.

Ambas as oficinas ocorrem entre terças e sextas-feiras, das 16h às 18h30, com participação gratuita. Os interessados deverão possuir idade acima de 16 anos e enviar mensagem para o email oficina.tapetes@hotmail.com. As inscrições para a oficina “A arte de contar histórias” ocorrem entre 2 e 8 de janeiro. Já as inscrições para o “Ateliê de histórias” serão realizadas entre 24 e 29 de janeiro. O critério de seleção será o da ordem de inscritos.

No dia 8 de fevereiro (quarta-feira), das 17h às 18h30, o coordenador geral da mostra, Cadu Cinelli, participará de uma roda de conversa com o público. Na atividade, o idealizador do projeto compartilhará informações sobre o processo de criação e execução da mostra, bem como sobre o trabalho do grupo Os Tapetes Contadores de Histórias. A participação ficará sujeita à capacidade do espaço.

Serviço

Onde: Caixa Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57, Centro – Salvador
Quanto: entrada franca
Informações: (71) 3421-4200
Classificação indicativa: livre
Conveniência: estacionamento ao lado da Caixa Cultural Salvador

– Artes Visuais Shtim Shlim – O sonho de um aprendiz
Quando: de 8 de janeiro até o dia 12 de fevereiro de 2017 (de terças-feiras a domingos), das 9h às 18h

– Apresentações:
De 07/01 a 12/02/2017 – sábados, domingos e feriados, às 11h e 16h
Roda de Conversa: 08/02/2017 – das 17h às 18h30 – com Cadu Cinelli

– Oficinas:

“A Arte de Contar História”, com Inno Sorsy
Quando: 10 a 13/01/2017, das 16h às 18h30
Público: idade a partir de 16 anos – interessados em contação de histórias, professores, estudantes.
Inscrições: oficina.tapetes@hotmail.com

“Oficinas sobre a arte de contar histórias: ateliês de histórias”, com Warley Goulart
Quando: 31/01 a 03/02/2017, das 16h às 18h30
Público: idade a partir de 16 anos – interessados em contação de histórias, professores, estudantes.
Inscrições: oficina.tapetes@hotmail.com

1 comentário até o momento

Sua opinião é importante para nós

Ainda não há comentários!

Você pode ser o primeiro a comentar .

Seus dados estarão seguros!O seu endereço de email não será publicado. Seus dados também não serão compartilhados.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.