Dica cultural: Palacete das Artes encerra duas exposições e abre nova

28 de agosto de 2013

Que tal um belo programa cultural triplo no Palacete das Artes?

Fim de semana passado fomos conferir duas belas exposições que agradaram em cheio às crianças no antigo Museu Rodin, na Graça.

A primeira é a que celebra os 90 anos do artista plástico Mário Cravo Jr. Ela ocupa dois pisos do lindo casarão que pertenceu à família Martins Catharino.

A mostra é composta por 58 peças do escultor que é o maior expoente da Modernidade baiana dos anos 40 e 50, e que com obras versáteis conquistou fama internacional. O legal é que o espaço segue a premissa defendida pelo artista, de que suas peças devem ser apreciadas também pelo tato e pelo manuseio. Assim as crianças são liberadas a tocar, mexer e perguntar à vontade. Há ótimos guias preparados para lidar com o público infantil, instigando a meninada sobre os materiais utiilizados nas esculturas, seus significados e aspectos lúdicos. Muito bom!


Subindo ao último andar do casarão, já no sotão, encontramos outra bela exposição que de cara encantou os sentidos infantis. A ambientação por si só já é atrativa: à meia luz, quadros hipnóticos trazem formas e linhas que logo atiçam a curiosidade. Na mostra, batizada de Poética Digital, o artista Henrique Antônio de Barros e Azevedo apresenta os resultados de experiências gráficas digitais, com o que existe de mais avançado em tecnologia de impressão de artes gráficas.

Entre as crianças, o que mais faz sucesso são as ilusões óticas que sugerem movimentos nos quadros. Brilhos, contrastes, degradês e transparências criam sensações de profundidades, volume e efeitos de luz. Vale a pena!

GILBERTO GIL

Para fechar o programa com chave de ouro, é hora de conferir a recém aberta exposição comemorativa dos 70 anos do cantor e compositor Gilberto Gil. Instalada no prédio anexo ao Palacete, a mostra reúne obras dos mais variados gêneros, realizadas por criadores de quatro gerações. Participam da exposição 27 artistas, poetas, videomakers, músicos, cineastas, programadores e designers. Antes de Salvador, o evento já passou pelo Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

São ao todo 23 trabalhos – entre pintura, grafite, vídeo, fotografia, escultura, poesia visual e instalação interativa – inspirados em canções de Gil ou dedicados a ele, distribuídos numa área de 600 m2. O conjunto é acompanhado por uma linha do tempo ilustrada com fotos e capas de disco; por 18 displays interativos que dão acesso ao áudio, letra e comentários de 70 de suas mais emblemáticas composições; e quatro totens multimídia que reúnem depoimentos de Gil sobre todas as fases de sua vida. Tem ainda um desdobramento digital que inclui uma antologia de textos escritos por Gilberto Gil – entre manifestos, artigos, discursos e entrevistas – e uma coletânea de crônicas feitas especialmente para a ocasião.

SERVIÇO

EXPOSIÇÃO 90 ANOS DE MÁRIO CRAVO JR.
Quando: até domingo, 1º/09 (de terças às sextas-feiras, das 13 às 19h; sábados, domingos e feriados, das 14 às 19h).
Quanto: grátis
Onde: Palacete das Artes – Rua da Graça, 284, Graça

EXPOSIÇÃO POÉTICA DIGITAL
Quando: até domingo, 1º/09 (de terças às sextas-feiras, das 13 às 19h; sábados, domingos e feriados, das 14 às 19h)
Quanto: grátis
Onde: Palacete das Artes – Rua da Graça, 284, Graça

Exposição GIL70
Quando: até 27 de outubro (de terças às sextas-feiras, das 13 às 19h; sábados, domingos e feriados, das 14 às 19h).
Quanto: grátis
Onde: Palacete das Artes – Rua da Graça, 284, Graça
Veja mais no site oficial da exposição

Textos relacionados em Programação de fim de semana

Veja outros textos postados em Programação de fim de semana

3 Comentários até o momento

Sua opinião é importante para nós
  1. Alex Souza
    #1 Alex Souza 1 setembro, 2013, 19:38

    A exposição é bem legal, no mesmo local também encontra-se a exposição sobre Gilberto Gil.

    No entanto, para nossa surpresa, antes de adentrar ao espaço com as esculturas de Mário Cravo, fomos logo avisados de que as peças não poderiam ser tocadas, contradizendo a indicação postada aqui no pequenópolis BA .

    Independente deste contratempo, as obras de arte são bem interessantes e o palecete por si só já vale a visita.

    Reply this comment
    • Mariana Carneiro
      Mariana Carneiro Author 5 setembro, 2013, 19:08

      Oi, Alex, obrigada por seu depoimento! Pois estivemos lá e a primeira coisa que perguntamos ao entrar foi se as peças poderiam ser tocadas. A guia indicou que sim e todas as crianças com as quais estávamos puderam mexer. Não entendi essa contradição… Enfim, que bom que vcs aproveitaram mesmo assim!

      Reply this comment


Warning: Illegal string offset 'rules' in /home/pequenop/public_html/wp-content/themes/pequenopolis-theme/functions/filters.php on line 191
<

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.