Caixa Cultural abre celebração às crianças com A Roupa Nova do Rei

2 de outubro de 2013

O espetáculo teatral A Roupa Nova do Rei inaugura a programação infantil do mês das crianças na Caixa Cultural Salvador, com apresentações abertas ao público no sábado (5) e domingo (6), às 16h. A montagem, encenada pelo Grupo Malasartes, recria a conhecida obra de Hans Christian Andersen, provocando a imaginação e a reflexão de crianças e jovens. Os atores Rafael Barreiros e Milene Lopes representam grandes bonecos de látex que envolvem o público na farsa, sempre atual, do rei sem escrúpulos que gasta todo o dinheiro do povo para alimentar sua vaidade e incrementar o guarda-roupa real.

A encenação faz parte do projeto Histórias de Bolso, que desenvolve apresentações como pequenas caixas de surpresas, dedicadas a revelar preciosas narrativas. Por meio de uma linguagem sensível e interativa, as crianças são convidadas a participar desse encontro, em uma cumplicidade que tece, fio a fio, a trama das histórias.

Os ingressos podem ser trocados por 1 quilo de alimento não perecível, a partir das 9h dos dias de apresentação. A classificação é livre.

Sobre Hans Christian Andersen

Escritor dinamarquês de histórias infantis, nascido em 2 de abril de 1805 e falecido em 4 de agosto de 1875, em Copenhagem, Andersen era filho de um sapateiro e teve dificuldades para se educar. Seus ensaios poéticos e o conto “Criança Moribunda” garantiram a ele um lugar no Instituto de Copenhague. Escreveu peças de teatro, canções patrióticas, contos, histórias e, principalmente, contos de fadas, pelos quais tornou-se mundialmente conhecido.

Entre os contos de Andersen destacam-se, além de “A Roupa Nova do Rei”: “O Abeto”, “O Patinho Feio”, “A Caixinha de Surpresas”, “Os Sapatinhos Vermelhos”, “O pequeno Cláudio e o Grande Cláudio”, “O Soldadinho de Chumbo”, “A Pequena Sereia”, “A Princesa e a Ervilha”, “A Pequena Vendedora de Fósforos” e “A Polegarzinha”, dentre outros.

Publicou ainda os livros: “O Improvisador” (1835), “Nada como um menestrel” (1837), “Livro de Imagens sem Imagens” (1840) e “O romance da minha vida (autobiografia em dois volumes, publicada inicialmente na Alemanha, em 1847).

Sobre o Grupo Malasartes

Coletivo de intervenção teatral dedicado à criação de montagens itinerantes para crianças e jovens, com foco na pesquisa e difusão da cultura popular e de histórias da tradição oral. Há mais de 15 anos, esse núcleo de artistas realiza trabalhos de interação em espaços comunitários, combinando três eixos de estudo e atuação: oralidade, ludicidade e gestualidade.

As ações do grupo, que atua também como Ponto de Cultura (Associação Malasartes – Educação Sensível), estão disseminadas em vários bairros de Curitiba e desempenham um importante papel na ativação e descentralização cultural. O coletivo Malasartes integra a Associação de Teatro para a Infância e Juventude (ATINJ) e já foi agraciado, por duas vezes, com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz.

SERVIÇO

A Roupa Nova do Rei
Dias 5 e 6 de outubro de 2013 (sábado e domingo), às 16h
Onde: Caixa Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57 – Centro, tel. 3421-4200
Ingressos: 1 quilo de alimento não perecível, trocado a partir das 9h dos dias de apresentação

1 comentário até o momento

Sua opinião é importante para nós

Ainda não há comentários!

Você pode ser o primeiro a comentar .


Warning: Illegal string offset 'rules' in /home/customer/www/pequenopolisba.com.br/public_html/wp-content/themes/pequenopolis-theme/functions/filters.php on line 191
<

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.