Áfricas volta a cartaz em curta temporada

10 de julho de 2013

O Bando de Teatro Olodum volta a encenar o infanto-juvenil Áfricas, em curta temporada, de 13 a 28 de Julho, com apresentações aos sábados e domingos, às 16h, no Teatro Vila Velha.

A montagem traz à cena o continente africano, através da sua história, seu povo, seus mitos e religiosidade. Dirigida por Chica Carelli, a peça aborda o universo mítico africano, com o objetivo de ajudar a  suprir a escassez de referenciais africanos no imaginário infantil. Pelo palco desfilam personagens que revelam o modo de ser do povo africano, as formas de se relacionar com a natureza e com o sagrado e os traços que unem o Brasil, em especial a Bahia, ao continente negro.

Como define o material de divulgação da montagem, “não é uma África singular, com imagens estereotipadas de animais selvagens, doenças e fome, e sim um continente complexo, formado por mais de 50 países e centenas de dialetos e povos com histórias diferenciadas, formas de resistência e sobrevivência e um rico modo de se relacionar com o sagrado. Enfim, a África no plural”.

O elenco do Bando canta, toca e dança músicas criadas especialmente para o espetáculo. Entre os contos selecionados pela diretora e elenco, está o da Criação do Mundo, que narra a aventura de Oxalá, enviado por Olorum para criar os recursos da terra e o homem, obra mais difícil. Conta-se que Oxalá utilizou-se de vários elementos para feitura do ser humano (água, fogo, madeira) e todos se tornaram ineficientes, até que Nanã Buruku, a mais velha e sábia dos deuses, apresentou a Oxalá, a lama, com a qual o homem foi moldado.

“Em Áfricas, as crianças encontram vários motivos para se orgulharem da herança africana, como a descoberta de que seus antepassados não foram apenas escravos e sim, homens e mulheres nobres, guerreiros e detentores de uma vasta sabedoria ancestral”.

Serviço

Áfricas
Quando: De 13 a 28 De julho – sábados e domingos, às 16h
Onde: Teatro Vila Velha – Passeio Público, Campo Grande
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)

5 Comentários até o momento

Sua opinião é importante para nós
  1. Luciana Maia
    #1 Luciana Maia 13 julho, 2013, 23:13

    Maravilhoso. Me emocionei. Meu filho, Mikael, 07 anos, gostou muito também.

    Reply this comment
  2. Mirtes Aquino
    #2 Mirtes Aquino 16 julho, 2013, 22:31

    Lindíssimo, contagiante! Fiquei muito emocionada de proporcioná-lo a minha filha de 6 anos, que ficou vidrada o espetáculo inteiro.
    Recomendadíssimo, para crianças e adultos.

    Reply this comment
  3. Rejane Mira
    #3 Rejane Mira 21 julho, 2013, 09:56

    Fantástico! Não deixem de assistir e proporcionar aos seus filhos o contato com um universo lindo e mágico da Africa .

    Reply this comment

<

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.