Semana do Folclore tem programação para o público infantil em shoppings

31 de julho de 2017

O Salvador Shopping e o Salvador Norte Shopping prepararam programação especial para lembrar a Semana do Folclore e apresentar a crianças e adultos ricas manifestações de nossa cultura popular, histórias e personagens.

No Salvador Shopping, de 17 a 22 de agosto o público confere atividades lúdicas inspiradas em figuras como Saci-Pererê, Mula-sem-cabeça, Curupira, Boto-cor-de-rosa, Uirapuru e Boitatá.

As atividades serão realizadas na Livraria Cultura (Piso L2) e na loja do Cesol – Centro Público de Economia Solidária (Piso L2), com acesso gratuito, sempre a partir das 15h – exceto no sábado, dia 19, que começa às 10h. Entre as atividades estão contação de histórias, apresentação de cantigas de roda, aulas de artesanato, mostra de tecelagem, desenho, pintura e vitrines-vivas.

Participam da programação os grupos Brincando de Criar, Bola de Gudy, Estação das Artes, Mandacaru, Associação dos Artesãos de Lauro de Freitas, Boiada Multicor Uniraam, Uniarte, Capoeira Ginga pra Vida, Sementes da Roça, Agulha de Prata, Kambas das Artes, Unidos pela Arte e Fazendo as Mãos. As artistas Beta Ribeiro, Wive Melo, Luciana Ávila e Géssica Lima também marcam presença.

PROGRAMAÇÃO

17/08 (quinta-feira):
– 15H ÀS 19H (LOJA CESOL) | VITRINE VIVA : COM MOSTRA DE ARTE EM LINHAS , CONFECÇÃO DE BATEDOR DE PORTA DE PERSONAGENS DO FOLCLORE E BISCUIT DE PERSONAGENS DO FOLCLORE.
– 19H ÀS 21H (LOJA CESOL) |APRESENTAÇÃO GRUPO CESOL, COM CANTIGAS DE RODA DAS ARTESÃS DO CENTRO PÚBLICO.

18/08 (sexta-feira):

– 15H ÀS 19H (LOJA CESOL) | VITRINE VIVA, COM MOSTRA DE TECELAGEM , DESENHO A LÁPIS E PINTURA EM PEDRA DE PERSONAGENS DO FOLCLORE.
– 15H ÀS 16H (LOJA CESOL) | APRESENTAÇÃO DO GRUPO CAPOEIRA GINGA PRA VIDA.
– 17H ÀS 21H (LOJA CESOL) | APRESENTAÇÃO DO GRUPO BOIADA MULTICOR UNIRAAM, COM BUMBA MEU BOI E HISTÓRIAS DO FOLCLORE.

19/08 (sábado):

– 10H ÀS 19H (LOJA CESOL) | VITRINE VIVA COM CUSTOMIZAÇÃO DE SAPATOS CHAGRIN, PINTURA, TECIDO, PEDRARIA,VASOS EM CROCHÊ, CONFECÇÃO DE CHAVEIROS, AFRICANAS E CUSTOMIZAÇÃO DE BAÚS E APLIQUES.

– 19H ÀS 21H (LOJA CESOL) | APRESENTAÇÃO DO GRUPO SEMENTES DA ROÇA: TERNO DE REIS E SAMBA DE RODA.

– 15H ÁS 16H (LIVRARIA CULTURA – ESPAÇO INFANTIL) | A LENDA DO BOITATÁ: CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E OFICINA DE ARTE COM A MULTIARTISTA BETA RIBEIRO.

20/08 (domingo):

15H ÀS 16H (LIVRARIA CULTURA– ESPAÇO INFANTIL) | OFICINA DE ARTES: TÉCNICAS DE COLAGENS, PINTURAS E CRIAÇÕES LIVRES VOLTADAS PARA O UNIVERSO FOLCLÓRICO, COM A ARTISTA WIVE MELO.

21/08 (segunda-feira):

15H ÀS 16H (LIVRARIA CULTURA– ESPAÇO INFANTIL) | A LENDA DO UIRAPURU: CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS MUSICADA COM LUCIANA ÁVILA.

22/08 (terça-feira):

15H ÀS 16H (LIVRARIA CULTURA– ESPAÇO INFANTIL) | OFICINA DE ESTAMPARIA EM TECIDO COM A ARTISTA GÉSSICA LIMA.

——-

No Salvador Norte Shopping, a programação de homenagem ao folclore brasileiro acontece nos dias 19 e 20 de agosto, sábado e domingo, com participação da cantora e compositora Nairzinha, além do grupo Boiada Multicor. Os encontros acontecem das 15h às 17h30, no Piso L3 do empreendimento, com acesso gratuito.

No dia 19, sábado, Nairzinha revisita contos populares para apresentar o papel de diversos povos na formação das identidades brasileiras. A partir de uma abordagem lúdica, a criadora do projeto Cirandando Brasil utiliza suas próprias composições para proporcionar à criançada aprendizado com diversão. Num segundo momento, os contadores usam recursos sonoros e visuais para lembrar personagens como Boitatá, Iara, Saci Pererê e Bumba meu Boi.

Já o grupo Boiada Multicor se apresenta no dia 20, domingo, com a proposta de reconstruir modos de contar as lendas do folclore. As histórias populares ganham novas abordagens: a mula tem cabeça, o gato preto dá sorte, o lobo não é mau e o saci joga capoeira. Após interagir com os clientes durante um cortejo pelos corredores do shopping, o grupo segue para o Piso L3 para entoar cantigas populares ao lado de adultos e crianças. Na contação de histórias, as páginas do livro O Boi Multicor, de Jorge Conceição, guiam os atores e atrizes nas improvisações teatrais.

1 comentário até o momento

Sua opinião é importante para nós

Ainda não há comentários!

Você pode ser o primeiro a comentar .


Warning: Illegal string offset 'rules' in /home/customer/www/pequenopolisba.com.br/public_html/wp-content/themes/pequenopolis-theme/functions/filters.php on line 191
<

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.