Feliz Aniversário, queridos personagens! – Por Maria Gabriela Monteiro Paiva

O dia 18 de abril é muito especial. Nesta bela data, mais especificamente em 1882, chegou ao mundo um dos autores mais representativos da literatura infantil: José Bento Monteiro Lobato.

Em homenagem à toda a sua obra, 18 de abril foi escolhido para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil, uma forma de celebrar a importância do hábito da leitura, numa época da nossa vida em que todos os hábitos se formam: a infância!

Nos capítulos e episódios da saga do Sítio do Picapau Amarelo, diversão e informação são garantidas. Começando pelos personagens que representam as crianças, circulando pelos adultos até chegar às criaturas fantásticas, o estilo Monteiro Lobato vai tramando uma série infinita de cenas com aventuras em que a realidade, a fantasia, a conscientização e o imaginário circulam livremente em nossa mente, fazendo parte do cotidiano. Quer ver?

Quantas vezes é possível identificar a Emília em nossas crianças que demonstram ter aquele tempero esperto e atrevido? E nem precisam tomar a tal pílula que faz a boneca de pano tagarelar sem parar. Basta escutá-las com atenção e muitas palavras sábias elas nos dirão!

Momentos de encantamento tomam conta de mim, ao ter contato com alunas que curtem brincar no recreio com bonecas, demonstrando o mesmo carinho que a Narizinho tem com a sua espevitada boneca de pano. Tem mais! Sem precisar do pó mágico de pirlimpimpim, renovo a minha energia ao conviver com os alunos aventureiros que seguramente fazem parte do time do Pedrinho. Sim!! Ainda há crianças curiosas e exploradoras que experimentam saudáveis peripécias nos seus raros tempos livres, como uma forma de desvendar os deliciosos mistérios da infância.

Para a nossa alegria, ainda é possível encontrar a dupla “Dona Benta e Tia Nastácia”, nas casas e nos corações de outras adoráveis avós e tias que continuam cercando seus netos e sobrinhos com um afetuoso colo ou simplesmente vendo os novos vídeos que eles adoram mostrar no celular, brindando esse encontro com boas histórias e com o recheio dos deliciosos quitutes.

E o que falar das admiráveis pessoas que estão sempre conosco, compartilhando conhecimentos e ideias iluminadas na mais alta voltagem? Desconfio que elas frequentam a mesma escola do sábio Visconde de Sabugosa. Basta uma boa conversa e o aprendizado acontece!

Finalizando o passeio pelo Sítio do Picapau Amarelo da nossa vida, é provável que venhamos a conhecer por aí algumas criaturinhas um tanto assustadoras. Qualquer semelhança com a Cuca e com o Saci não será mera coincidência. E olha que nem precisam parecer com jacarés de cabelos amarelos ou ter uma perna só. Basta observarmos as suas ações no dia a dia. Mas, aqui pra nós, quem nunca sentiu o
enorme desejo de enfrentá-los?

Dialogando com outros personagens do Sítio na vida real ou durante a leitura noturna na companhia da minha filha que veio com um mix de Emília com Narizinho, posso afirmar que há uma divertida morada nas histórias de Monteiro Lobato, repleta de sensações e inesquecíveis lembranças!

Para começar, sugiro as seguintes aventuras literárias:

O Picapau Amarelo
Emília no País da Gramática
Caçadas de Pedrinho
O Saci
Reinações de Narizinho (vol.1 e vol.2)
A Reforma da Natureza

Boa leitura e até o próximo capítulo…

Maria Gabriela Monteiro Paiva é mãe da esperta Maria Fernanda, de 12 anos. Educadora de alma e pedagoga por paixão, tem orgulho do sobrenome Monteiro. Por que será?
Adora ir às bancas de revistas, ler, comer (muitos) quitutes e estudar. Tem especialização em Saúde na Infância e Tecnologia Assistiva. Coordena o projeto Ciranda Pedagógica junto com uma equipe multidisciplinar, voltado para crianças com Transtorno do Espectro Autista. É consultora na área de Linguagens Multimídias em instituições de ensino e sempre diz aos seus alunos que eles são os maiores professores.
gabeducacional@gmail.com

3 Comentários até o momento

Sua opinião é importante para nós
  1. ÁTILA PAIVA
    #1 ÁTILA PAIVA 16 abril, 2015, 09:19

    Não é só no nome (Monteiro) que as coincidências param , 18 de Abril . é um dia muito especial em sua Vida pois tb é o seu Aniversário, Parabéns por tudo.

    Reply this comment
  2. Maria Elisa
    #2 Maria Elisa 16 abril, 2015, 15:36

    Parabéns querida amiga!!!!! Pelo texto e pela data!!!
    Grande e apertado abraço…

    Reply this comment

Seus dados estarão seguros!O seu endereço de email não será publicado. Seus dados também não serão compartilhados.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.