Fomos conferir: poesia e artes plásticas em Narrativas Poéticas

15 de maio de 2015

Fotos: Pequenópolis

Um programa cultural muito bom para fazer com os filhos é conferir a mostra itinerante Narrativas Poéticas – Coleção Santander Brasil, que fica em Salvador até 31 de maio, no Palacete das Artes (Graça). A exposição, com percurso livre, tem a relação entre artes plásticas e poesia como fio condutor, apresentando 52 obras de 34 artistas (pinturas, gravuras e desenhos de expoentes do Modernismo brasileiro), acompanhadas por 48 poemas de 25 poetas. O objetivo é levar a arte brasileira a um público amplo e oferecer múltiplas possibilidades de leitura para as obras, com o apoio narrativo de fragmentos de poemas selecionados.

Bela e sensorial, a mostra encanta também as crianças, atraídas pela variedade de formas com que a poesia é apresentada: ela surge projetada no chão, nas paredes, pendurada por fios vindos do teto e ouvida na voz de narradores. De poetas barrocos a compositores de música brasileira, tem de tudo. Estão lá, por exemplo, Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Moraes, Gerardo Mello Mourão, Domingos de Carvalho, Carlos Pena Filho, Joaquim Cardozo e Arnaldo Antunes. E três baianos: Gregório de Mattos, Waly Salomão e Castro Alves.

Fotos: Pequenópolis

Junte a isso a possibilidade de apresentar aos pequenos obras de artistas como Candido Portinari, Emiliano Di Cavalcanti, Gilvan Samico, Cícero Dias, Alfredo Volpi, Iberê Camargo, Tomie Ohtake e trabalhos recentes de gente como Tuca Reinés, Fernanda Rappa e Renata de Bonis.

Quatro quadros são “traduzidos” para deficientes visuais, em reproduções com alto relevo feitas em resina, que permitem vivências táteis. Estimule a criança a fechar os olhos e experimentar a sensação de manipular essas obras com os dedos.

Fotos: Pequenópolis

O projeto itinerante já passou por Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Recife e Fortaleza. Foram mais de 240 mil visitantes nas seis cidades, sem contar Salvador. Dá para entender por quê!

SERVIÇO

Narrativas Poéticas
Onde: Palacete das Artes – Rua da Graça, 284, Graça, tel. 3117-6986
Quando: até 31 de maio – terças às sextas-feiras, das 13 às 19h; sábados, domingos e feriados, das 14 às 19h.
Quanto: entrada franca

Aproveite que está no Palacete para ver o espetáculo infantil O Mundo de Dentro

Nossa Avaliação

Veja as notas do Pequenópolis
Acervo
20out of 5
Organização do espaço
20out of 5
Interatividade
12out of 5
Equipe de apoio
16out of 5
Geral

Excelente vivência cultural de arte e poesia para experimentar em família. Aproveite para passear pelo Palacete das Artes, desfrutar de seus jardins e fazer um lanche no Café Solar.

4.25

Bom
4.25 out of 5

4 Comentários até o momento

Sua opinião é importante para nós
  1. Margot Weide
    #1 Margot Weide 13 outubro, 2016, 16:34

    Alô Mário, gosto de ler e ver o teu trabalho. Parabéns!!! Abracos Margot

    Reply this comment


Warning: Illegal string offset 'rules' in /home/customer/www/pequenopolisba.com.br/public_html/wp-content/themes/pequenopolis-theme/functions/filters.php on line 191
<

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.