Fragata argentina abre à visitação neste fim de semana

23 de abril de 2009
foto_fragata_opg

Foto: Divulgação

Bom programa para o fim de semana, se a chuva der uma trégua: a Fragata Libertad, da Argentina, estará aberta à visitação no Porto de Salvador. O veleiro de grande porte, que anualmente realiza viagem de instrução com novos guarda-marinhas da Armada Argentina, chega à cidade hoje, dia 23. A Fragata abrirá ao público no sábado e domingo (25 e 26), das 14h às 17h. O acesso é gratuito.

A embarcação deve atrair o público em geral pela sua beleza e também a curiosidade de especialistas da área náutica, por conta de suas características técnicas. A Fragata Libertad é um grande veleiro de 3.765 toneladas, 103,7 metros de comprimento, uma altura máxima de 51 metros desde a linha de flutuação, com três paus e 27 velas.

A Fragata iniciou as viagens de instrução pelo mundo em 1963, com o objetivo de completar a formação profissional, geral e náutica dos futuros oficiais, incrementar a experiência naval e contribuir para a sua formação cultural. As visitas também visam incrementar os vínculos de amizade da Argentina com outros países e suas respectivas marinhas.

RECORDE MUNDIAL DE VELOCIDADE

De desempenho náutico destacado, o Fragata ganhou oito vezes a “Boston Teapot”, prêmio que anualmente a Sail Training Association outorga ao veleiro que, com mais de 50% da tripulação em processo de instrução, percorra a máxima distância em 124 horas de navegação. Também detém desde 1966 o recorde mundial de velocidade para atravessar o Atlântico Norte a vela desde que, durante a IV viagem de instrução, realizou a travessia de Cabo Race, no Canadá, até a linha Dublin-Liverpool, percorrendo um total de 2.058 milhas em oito dias e 12 horas.

A Fragata Libertad foi declarada por decreto presidencial “Embaixadora da República Argentina”. Na viagem atual, a embarcação visita portos de vários países. O percurso começou em Montevidéo, no Uruguai, seguiu para Salvador e daqui continua rumo a Tenerife, La Corunha, Brest, Canal da Mancha (o lado da Grã Bretanha e também o da Bélgica), Amsterdã, Dublin, Boston, Santo Domingo e Fortaleza. O regresso a Buenos Aires está previsto para o dia 28 de agosto.

O acesso para a visita se dará pela estação de passageiros do Porto de Salvador, na Avenida da França, bairro do Comércio. O telefone do porto é o 3320-1299

9 Comentários até o momento

Sua opinião é importante para nós
  1. Milena França
    #1 Milena França 27 abril, 2009, 09:11

    Oi!! levei Malu para ver a Fragata e ela adorou!!! Aliás eu tb!! Muito linda!! Deois fomos para o MAM ela pintou no projeto do artista plástico -Maninho ( que tem lá todo domingo das 15:00 ás 18:00-Pinte no MAM) e aproveitamos para ver a exposição de Carybé( maravilhosa!)-uma tarde ótima!!! abs

    Reply this comment
  2. Renier Moreno
    #2 Renier Moreno 11 agosto, 2009, 17:38

    Eu conheci a Fragata aqui no Brasil nesse mês de Agosto. Conheci muitas pessoas boas, porem somente uma mulher argentina muito simpática e atenciosa. Foi um prazer e espero até breve.

    Reply this comment
  3. Debora Gomes
    #3 Debora Gomes 21 agosto, 2009, 16:34

    Conheci o Fragata aqui na minha Cidade em Fortalaeza- ce.Fiz boas amizades e quero saber como faço pra me corresponder com meus amigos? E quando o Fragata retorna a Fortaleza-ce.Obrigada

    Reply this comment
  4. vania
    #4 vania 1 março, 2010, 02:24

    gostaria de entrar em contato com Nicolas Santiago e Niko di Gira(marinheiros da fragat Libertad.Como faço.
    Grata.

    Reply this comment
  5. Alessandra
    #5 Alessandra 9 março, 2010, 20:48

    Gostaria que vocês me ajudasse a entrar em contato com o Emiliano Del Negro, um doo marinheiros da fragata Libertad.
    obrigada!!!

    Reply this comment
  6. Alessandra
    #6 Alessandra 9 março, 2010, 20:51

    Pois eu o conheço e acabei perdendo o contato dele.
    Se vocês pudessem me ajudar, serei grata.

    Reply this comment
    • marianacarneiro
      marianacarneiro 9 março, 2010, 21:00

      Oi, Alessandra, um caminho possível para ter informações da fragata Libertad é entrar em contato com o Consulado da República Argentina: Rua Ribeiro dos Santos, 17,
      Centro Histórico, Salvador-Bahia, ou pelo telefone (71) 3241-4863.

      Reply this comment

<

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.