Festival cultural gratuito tem oficinas, brincadeiras e música

Um amplo projeto cultural itinerante brasileiro chega a Salvador neste fim de semana para antecipar as comemorações pelo Dia das Crianças. No dia 3 de outubro, sábado, das 9h às 19h30, a Praça Wilson Lins (Pituba) receberá o Eu Faço Cultura, que reúne apresentações de música e teatro, além de oficinas em seis modalidades: circo, percussão, artes plásticas, dança, fotografia e rua brincante. O acesso às atrações é gratuito e haverá entrega de certificados de participação e apostilas em todas as tendas onde serão realizadas as oficinas.

Iniciativa da Fenae e das Apcefs, com patrocínio da Caixa Seguradora, o festival cultural itinerante terá jogos e brincadeiras de rua tradicionais como pega-pega, dança das cadeiras, amarelinha, bambolê, elástico e pula corda. No palco, quem se apresenta são as bandas MB Grupo e Beto Martins e Banda. Entre as apresentações teatrais estão o Grupo Grio, com o espetáculo “A Velha a Fiar”, e a companhia local de teatro GS Produções, com a peça “A Terra Encantada”.

SOBRE AS ATRAÇÕES

O MB Grupo, que sobe ao palco às 10h, é liderado pelo saxofonista Marcelo Bagano. A banda tem um repertório que mescla vários estilos musicais como chorinho, samba, gafieira, bossa-nova, MPB, blues, funk, rock e jazz. Dentre os compositores visitados, estão Altamiro Carrilho, Stevie Wonder, Jacob do bandolim, Pixinguinha, Tom Jobim, Rolling Stones, James Brown e Billy Paul, além de composições próprias.

O grupo GS Produções se apresenta com o espetáculo “A Terra Encantada”, que conta a história do Rei Alexandre Davelar l que, preocupado com a quantidade de lixo que vem sendo produzido desordenadamente pelo povo de sua comarca, procura soluções urgentes e apela para a ajuda de um certo Mago atrapalhado. Com sua bola de cristal, o Mago então traz pessoas de outra época. O acaso traz sorte, pois os viajantes do tempo solucionam com dicas para um bom relacionamento do homem com a natureza.

Beto Martins e Banda – Baterista e compositor presente na cena instrumental baiana desde 2005, Beto ele vem desenvolvendo seu próprio trabalho e foi o vencedor do Troféu Caymmi 2015, como melhor interprete instrumental, com a música “Rio das Contas”. Atualmente, está excursionando pelo Brasil com seu show “Música Sem Fronteira” e está em processo de finalização do DVD “Música sem Fronteira ao vivo”.

O Grupo Grio está à frente da peça “A Velha a Fiar”, um musical infanto-juvenil que tem como fio condutor histórias de tradição oral tecidas em diferentes tempos e lugares. Personagens contam e cantam histórias através de danças, músicas, versos, literatura de cordel e cantigas populares.

OFICINAS

Circo: É composta por aquecimento, acrobacias de solo, malabarismo com claves, bolinhas, pratos giratórios, arcos e swings.
Percussão: Aborda conhecimento sobre algumas manifestações da cultura popular e alguns dos seus ritmos por meio de instrumentos como caixa, surdo, agogô, tamborim, ganzá e pandeiro.

Artes plásticas: Os alunos têm a oportunidade de manusear materiais reaproveitados e construir brinquedos. Uma oficina que estimula criatividade e arte com diversão.

Dança: Visa proporcionar ao aluno o enfoque na percepção e consciência do próprio corpo através de movimentos que atuam na postura, capacidade de concentração, força, flexibilidade e alongamento.

Fotografia: Os alunos têm oportunidade de aprender diversos conceitos sobre as técnicas de fotografia. Além disso, aprendem o processo de construção de máquina fotográfica sem lente, através de materiais reciclados.

Rua Brincante: Espaço dedicado à cultura, entretenimento e lazer. Durante todo o dia serão realizadas atividades que visam o enriquecimento das competências criativas e organizacionais das crianças. Os participantes terão a oportunidade de entrar em contato com jogos e brincadeiras de rua tradicionais como pega-pega, dança das cadeiras, amarelinha, bambolê, elástico, pula corda, entre outros.

PROGRAMAÇÃO

9h – Abertura do Evento
9h – Abertura Rua Brincante
10h às 19h – Inscrições Oficinas
10h – Apresentação de Banda Instrumental Local – MB Grupo
11h30 – Apresentação Teatro Local – GS Produções, com o espetáculo “A Terra Encantada”
16h -Apresentação Instrumental Nacional – Beto Martins e Banda
17h -Apresentação Teatro Nacional – Teatro Grio (“A Velha a Fiar”)
18h – Cinema Open Air
19h30 -Encerramento do Evento

Serviço

Eu Faço Cultura em Salvador
Quando: Sábado, 3 de outubro de 2015
Onde: Praça Wilson Lins (área do antigo Clube Português), Pituba
Horário: 9h às 19h30
Quanto: Entrada gratuita

1 comentário até o momento

Sua opinião é importante para nós

Ainda não há comentários!

Você pode ser o primeiro a comentar .


Warning: Illegal string offset 'rules' in /home/pequenop/public_html/wp-content/themes/pequenopolis-theme/functions/filters.php on line 191
<

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.