Crianças curtem desfile do Sete de Setembro

6 de setembro de 2009

DSC06811Se está sem programa para esta segunda pela manhã, uma boa alternativa é levar as crianças para conferir o desfile da Independência. Aqui em casa já virou tradição e todo ano vamos ao Corredor da Vitória, onde é mais tranquilo e vazio para assistir.

Ali várias famílias costumam colocar suas cadeiras na porta de casa e, como a rua fica interditada desde cedo, as crianças aproveitam a pista livre antes do desfile começar para correr e brincar de velotrol, patinete ou bicicleta. Nessa hora os grupos ainda estão se arrumando e é interessante  poder vê-los mais de perto e conversar com os participantes.

Mas o que meu filho mais curte é ver as bandas de música, os caminhões dos bombeiros, as motos da polícia, os cavalos e cachorros adestrados, que ficam fazendo peripécias e divertem o público infantil. Há também evoluções e manobras militares.

Se for de carro, o ideal é estacionar no bairro da Graça, bem próximo da Vitória. Se puder, leve um plástico ou outra proteção para sentar no meio-fio com os pequenos. Cumpra a tradição de comprar bandeirolas e cataventos, eles adoram. Os ambulantes com guloseimas passam a toda hora: pirulitos puxa-puxa, algodão doce, picolé e por aí vai. Dica: leve sua própria água, porque a dos vendedores costuma acabar rápido (com tanta gente fardada e sedenta desfilando no calor…).

7 set

Foto: Jorge Carneiro

O desfile cívico militar que vai comemorar os 187 anos de Independência do Brasil começa às 9 horas. O percurso tem início no Corredor da Vitória, passando pelo Campo Grande, Avenida Sete de Setembro e terminando nas imediações da Praça Castro Alves. Cerca de 3600 militares, marinheiros e fuzileiros navais participam do 7 de Setembro em Salvador.

Este ano há uma novidade adicional que também deve agradar à criançada: navios da Marinha do Brasil vão participar, a partir de 10h30, de um desfile naval que sai do Porto da Barra rumo ao Rio Vermelho, pela orla. Estarão lá a corveta Caboclo, o navio patrulha Guaratuba e os navios varredores Aratu, Anhatomirim, Albardão e Abrolhos.


7 Comentários até o momento

Sua opinião é importante para nós
  1. Neto
    #1 Neto 6 setembro, 2009, 20:57

    Excelente matéria!! Incrível como a grande mídia baiana deixa de citar o evento e informar trajeto, horário e participações!! E o pior é que, nós, o povo, culturalmente esquecemos de data tão importante. Por mais problemas que tenhamos, a independência é o primeiro passo para a evolução. Neste quesito não custa copiar o exemplo americano de amor e honra à pátria. O 4 de julho é mais do que suficiente para fazer os norteamericanos saírem de casa, relembrarem suas conquista e construir sempre uma nova nação!!
    É isso, pelo menos no jogo do Brasil, organizado por uma associação privada internacional – FIFA – exaltamos o expoente de nossa nacionalidade quadrianual: PRA FRENTE BRASIL, SALVE A SELEÇÃO!!
    Muito legal, em tão bonito evento, e bela manifestação de louvor à pátria redonda, infelizmente somos a bola!

    Reply this comment
  2. Adriana Pinheiro
    #2 Adriana Pinheiro 7 setembro, 2009, 09:55

    Puxa, pena que só vi a matéria agora… Senti vontade de levar as crianças, mas imaginei uma multidão nas ruas… Fiquei impressionada com a sua descrição: cadeiras na porta? sentar no meio-fio? É assim mesmo? Que pena… vai ficar para o próximo ano… De qualquer forma, seviu para desmistificar a idéia de “muvuca”, coisa que eu não gosto nem de ouvir quando planejo sair com as crianças… Muito obrigada!

    Reply this comment
    • marianacarneiro
      marianacarneiro 7 setembro, 2009, 18:49

      Oh, Adriana, postei domingo cedo justamente para dar tempo de as pessoas se programarem, q pena! O jeito é se organizar p o ano q vem. Garanto q será um ótimo programa! As cenas q sempre vemos na tv, de calçadas superlotadas e grades separando as pessoas do cortejo são feitas no Campo Grande e Avenida Sete, lugares q realmente ficam bem cheios. Mas na Vitória é uma tranquilidade só, clima bem familiar, cheio de crianças e idosos. Com cara de interior mesmo. E os pequenos acham o máximo poder ficar andando pelo meio da rua antes da parada começar. Vou mandar umas fotos p seu email, p vc ir entrando no clima! Abrs!

      Reply this comment
  3. Mi
    #3 Mi 7 setembro, 2009, 17:37

    oi Mari,
    valeu a dica. Confesso que nunca tinha pensado em ir, sei lá pq… Chegamos cedo, tomamos café numa padaria próxima ao Campo Grande, acompanhamos o movimento dos preparativos, assistimos ao desfile no Corredor da Vitória, que realmente estava bastante tranquilo, e voltamos para casa com bandeirinhas e cataventos verde e amarelos. O tempo estava agradável e Letícia curtiu bastante, principalmente os cavalos e motos. Mas o que eu mais gostei foi admirar a cena da minha filha nos ombros do pai, de bandeirinha na mão assistindo ao desfile, coisa que fiz tantas vezes com meu velho pai lá pras bandas do Ceará… boa a sensação de que ainda podemos resgatar bons hábitos.
    bjs,
    Mi

    Reply this comment
    • marianacarneiro
      marianacarneiro 7 setembro, 2009, 18:48

      Que delícia, Mi! Nós tb estávamos lá e aproveitamos bastante. Como vcs, tb tomamos café em família, mas num hotel da Vitória (café bom e barato!). Estava mais vazio q de costume, talvez por ser feriadão. Mas é sempre bem tranquilo ver da Vitória. O único porém foi o atraso, q esse ano foi grande. Mas, faz parte! Bjs e boa semana p vcs!

      Reply this comment
  4. Eduardo Wanderley
    #4 Eduardo Wanderley 8 setembro, 2009, 13:32

    Infelizmente cheguei um pouco atrasado com meu filho Caio, mas ainda assim passeamos muito pelo meio da rua, compramos bandeiras e catavento do Brasil e uma dica legal, foi ao final, haviam uns cavalos (pangarés) R$1,00 (Um real) para as crianças passearem 10 minutos puxadas.
    Meu filho adorou e foi umas tres vezes andando de cavalo pelo meio da rua !!!
    Próximo ano vou mais cedo e ficarei na Vitória !!

    Reply this comment

<

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.