Teatro Gil Santana

4 de março de 2009
Crianças ajudam o lobo a soprar casas

Crianças ajudam o lobo mau a soprar as casas dos porquinhos (Foto: Jorge Carneiro)

Se você nunca levou seu filho ao teatro porque acha que ele ainda é muito pequeno para prestar atenção e ainda por cima vai dar vexame na platéia, atrapalhando o espetáculo, é porque você ainda não foi ao Teatro Gil Santana. Essa é uma das boas descobertas culturais da cidade e um programa que faço frequentemente com meu filho.

Localizado no Rio Vermelho (ver referências completas mais abaixo), o Gil Santana tem um belo trabalho focado em peças para os pequenos que são mesmo bem pequenos (de 10 meses – acredite, já vi crianças dessa idade ligadíssimas nas peças – até por volta dos oito anos). O espaço é pequeno e bem gostoso. A platéia é tipo arquibancada (mas acolchoada) e há poltronas infantis para os menores (elas fazem bastante sucesso!).

O clima dos espetáculos é bem de brincadeira, com direção e atores de qualidade,  e as crianças são chamadas a participar ativamente. Especialmente na peça Os Três Porquinhos, onde sobem ao palco por três vezes para ajudar o Lobo em sua luta inglória para tentar capturar os porquinhos. Já vi umas cinco vezes (vocês sabem bem como é isso), e em todas elas as crianças presentes amaram. Há muitas tiradas que também divertem os adultos.

O Gil Santana é um espaço simples, aconchegante e com cara de extensão da casa da gente. Muito disso se deve à simpatia da equipe que faz tudo aquilo com muito amor. É fácil de chegar e estacionar, e com segurança.  Os espetáculos acontecem sempre nas tardes dos fins de semana e feriados. São três peças independentes, em horários seguidos e cada uma delas com cerca de uma hora de duração.

dsc_5050

(Foto: Jorge Carneiro)

SERVIÇO

Teatro Gil Santana

Chapeuzinho Vermelho (15h)

Os Três Porquinhos (16h)

Alice no País das Maravilhas(17h)

Direção: Gil Santana. Com Déia Sampaio, Guilherme Júlio, Vânia Vigo e outros.

Teatro Gil Santana – R. Almerinda Dutra, 67, Rio Vermelho (bem perto da Igreja dos Pescadores)

Tel. 3489-2917

Ingressos: R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia).

10 Comentários até o momento

Sua opinião é importante para nós
  1. Nina
    #1 Nina 7 março, 2009, 04:33

    Apesar de não ter dado cria ainda (rsrsrs) esse programa eu AMEI!!!!! E, irmãzinha, seu blog está uma delícia. Parabéns. Beijinhos.

    Reply this comment
  2. Maria Luiza, 3 anos
    #2 Maria Luiza, 3 anos 7 março, 2009, 12:41

    A trupe é divertida e faz mágica – conta, reconta e cria histórias. Vale a pena, além de um incentivo também ao mundo fantástico.
    Bom espetáculo para quem quer se divertir – crianças e adultos. Gil e seu grupo merecem uma visita.

    Reply this comment
  3. FERNANDA
    #3 FERNANDA 7 março, 2009, 13:38

    Amei o site, acho que todas nós que temos filhos nesta idade estávamos necessitando de algo assim.
    sempre estou buscando conhecer novos lugares para meu filho, sendo que o de Patamares nunca ouvir falar, adorei, irei divulgar bastante seu site. PARABENS;

    Reply this comment
    • marianacarneiro
      marianacarneiro 8 março, 2009, 11:33

      Obrigada, Fernanda! Além de divulgar, mande umas dicas também, assim a gente pode dividir as experiências e se divertir com os pequenos ainda mais!

      Reply this comment
  4. Jorge Carneiro
    #4 Jorge Carneiro 7 março, 2009, 17:19

    Cadê os créditos das fotos? (risos)

    Adorei o blog, Maricota! Vai fazer o maior sucesso, aposto. Prato cheio para os pais corujas que adoram novas aventuras, tardes vazias e domingos ensolarados. Contribuirei sempre.

    Mil beijos!

    Reply this comment
    • marianacarneiro
      marianacarneiro 8 março, 2009, 11:29

      Jorgete, é claro que vc vai contribuir muito, aliás já começou a fazer isso, mandando fotos e ainda dividindo os passeios. A propósito: já corrigi a falha, os créditos estão lá! Bjs!

      Reply this comment
  5. Adriana Pinheiro
    #5 Adriana Pinheiro 10 março, 2009, 04:03

    Achei muito bacana o blog! Registrei várias dicas interessantes! Muito bom!

    Mas sobre o Teatro Gil Vicente, quero fazer uma crítica: há algum tempo levei meus filhos lá pela primeira e última vez. As peças são rápidas, reproduzem histórias sem estimular a imaginação das crianças, em muitos momentos os atores parecem atuar de improviso, é caro (diante do que é apresentado), reproduzem xavões politicamente incorretos… achei um insulto à inteligência das crianças. Meu filho, de 4 anos, que adora teatro, queria ir embora no meio da peça…

    Reply this comment
    • marianacarneiro
      marianacarneiro 10 março, 2009, 23:31

      Oi, Adriana, sua crítica é muito bem-vinda, porque é interessante termos outros pontos de vista sobre os programas recomendados aqui. Mas devo dizer que já fui a este teatro várias vezes e com amigos diferentes e todos sempre saíram satisfeitos. Algumas das coisas que você mencionou (a simplicidade do espetáculo e o improviso, por exemplo) fazem parte da proposta própria deste grupo, embora reconheça que ele ainda precisa avançar um tanto em profissionalização. Mas discordo quando você diz que são politicamente incorretos ou que praticam insulto à inteligência. Isso nunca testemunhei.

      Reply this comment
  6. Maria Emilia Bulhões
    #6 Maria Emilia Bulhões 1 abril, 2009, 12:19

    Mariana,
    Conheci seu trabalho através de Vanessa e fiquei realmente muito encantada.
    Sou mãe de Maria Clara(3 anos) e Rodrigo (15 anos), ou seja, minhas programações são bem variadas.
    Já recomendei a várias amigas e continuarei a indicar o seu blog.
    Você pode acreditar, já faz parte da rotina consultar o blog para fazermos nossa programação.rsrsrsrsrs
    Sobre o Tetro Gil Santana, só tenho elogios,o ambiente é ótimo, as peças são elaboradas para a idade do público que frequenta e o mais importante eles deixam as crianças serem realmente o que elas são e ajudando ao espetáculo.
    Levo meus filhos ao teatro desde muito pequenos e todos dois curtem muito, inclusive o mais velho faz teatro na escola, por opção própria.

    Beijos e espero de alguma forma também contribuir para o blog.
    Emilia

    Reply this comment
  7. ZÍNIA
    #7 ZÍNIA 14 abril, 2009, 17:54

    Olá, amei as dicas, gostaria de deixar registrado o prazer que tive ao assitir a peça menina bonita dos laços de fita no Gil Santana, meu filho tem 3 aninhos amou e eu também, os olhinhos atentos brilhavam ao ver os personagens.
    Sempre estou em busca de lugares diferentes para curtir com o meu filho. Gil é uma ótima opção.

    Reply this comment


Warning: Illegal string offset 'rules' in /home/pequenop/public_html/wp-content/themes/pequenopolis-theme/functions/filters.php on line 191
<

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.