Palacete das Artes Rodin Bahia: misto de museu e praça

8 de maio de 2009

DSC06755Quando um de meus sobrinhos era ainda um bebê de poucos meses, a mãe dele, que morava no bairro da Graça, me apresentou ao Palacete das Artes Rodin Bahia como uma praça onde ela costumava ir para passear com o pequeno. A “vocação oculta” do lugar foi confirmada mais tarde por uma amiga, que disse sempre levar filha e sobrinhos para passear lá, na parte externa.

De fato, além de abrigar a bela mansão dos Martins Catharino e um anexo onde sempre há boas exposições, o Palacete faz as vezes de praça para quem mora nas redondezas  e é uma ótima pedida de passeio.

DSC06758Ali há bastante espaço, com um belo jardim e esculturas de Rodin, e a grande vantagem de ter segurança, pois é fechado e com vigias na porta. É um prato cheio principalmente para os bem pequenos, que só precisam de um “playground” para ensaiar passos e corridas.

Estive lá fim de semana passado para ver a imperdível exposição do fotógrafo carioca Walter Firmo e mais uma vez meu filho adorou o lugar. Viu todas as fotos (graças às historinhas que criei em torno de cada uma delas), correu muito pelos jardins e curtiu o casarão de cômodos enormes, lindos e totalmente vazios.

Mas o que ele mais gostou estava escondido no sótão e ficará disponível ao público somente até este domingo, dia 10: a exposição “Terra: um Movimento Constante com o Barro Cozido”, da artista plástica Conceição Fernandes. Ela utilizou peças em cerâmica para recriar planetas e outras “obras-estrelas”, em um ambiente à meia luz que produz jogos de luz e sombra. Um trabalho muito bonito e que fez toda a família viajar universo afora. Como bem definiu minha amiga Regina de Sá, especialista na arte das belas palavras, a exposição “fala do cosmos, do etéreo, das forças da natureza, da beleza de se ver planeta neste mundo”.

Exposição de Concenição Fernandes está no sotão do casarão até o dia 10 de maio

Exposição da artista Conceição Fernandes estará no sotão do casarão até o dia 10 de maio

SERVIÇO

– Exposição Terra: um Movimento Constante com o Barro Cozido, da artista plástica Conceição Fernandes – até o dia 10 de maio.

– Exposição Walter Firmo em Preto e Branco – até 31 de maio.

Local: Palacete das Artes Rodin Bahia (Mansão Martins Catharino)

R. da Graça, 284, Graça

Tel. 3117-6986/6910/6982.

O Palacete funciona de terça a domingo, das 10h às 18h, incluindo feriados. A entrada para todas as exposições e para passear no local é franca.

8 Comentários até o momento

Sua opinião é importante para nós
  1. Vanessa Cavalcanti
    #1 Vanessa Cavalcanti 18 maio, 2009, 22:38

    Já fui a algum tempo e realmente é um espaço maravilhoso. Vale a caminhada e depois a introdução ao Rodin. Pena não ter projetos específicos para os menores, como guias, brincadeiras, interatividade…
    Valeu!

    Reply this comment
  2. Taís Valente
    #2 Taís Valente 9 julho, 2009, 16:08

    Olá,

    Gostaria de informar que estamos com uma programação para crianças, jovens e para a terceira idade também. Para maiores informações, ligue para o 3117-6986 ou e-mail para: setoreducativo.palacetedasartes@gmail.com
    Atenciosamente,

    Taís

    Reply this comment
  3. Ana Cristian
    #3 Ana Cristian 10 julho, 2009, 09:31

    Taís, gostaria de saber que tipo de programação vcs têm no Palacete das Artes, em especial para as crianças já que não vejo divulgação em relação a isto.
    Adoro o espaço ao ar livre que há ao redor do Palacete. Particularmente o acho muito bonito, interessante e tranquilo. Costumo frequentá-lo alguns fins-de-semana já que é um dos poucos lugares ao ar livre disponíveis para desfrutar de paz na Graça. No entanto, a impressão que tenho é que este espaço parece pouco aproveitado.
    Sei que aí acontecem algumas atividades culturais como música e dança, mas raramente vejo informação sobre a programação que está a decorrer em determinado mês. Seria interessante a divulgação da programação mensal dos eventos através de cartazes informativos na entrada do Palacete, o que está em falta.
    Em relação à programação infantil, sugiro incluir a música ao ar livre para as crianças. Que tal uma parceria com a Escola de Música da UFBa para introdução de musicalização para bebês e para crianças de outras faixas de idade? Uma vez ao mês ou o que seja…as crianças e os pais agradecerão…
    Para os jovens e para a terceira idade, sugiro a música e a dança, também em parceria com alunos da Universidade.
    Em resumo, acredito que uma programação no Palacete de forma interativa através da música e da dança atingindo o público de crianças, jovens e idosos será um atrativo para o espaço, que atualmente parece necessitar de um pouco mais de vida.

    Reply this comment
    • marianacarneiro
      marianacarneiro 13 julho, 2009, 22:11

      Ótimas sugestões, Ana! Tb acho o espaço subutilizado e nunca vi programação infantil específica lá. Mas há algumas apresentações musicais de fim de tarde que costumam ser bem legais, mas só eventualmente. Vou saber deles de que programação estão falando e aviso todo mundo aqui. Bjs p vc e Vini!

      Reply this comment
  4. shade
    #4 shade 24 setembro, 2009, 13:36

    Humm.. será que dá pra fazer um “pequenique” com os pequenos lá !?

    Reply this comment
    • marianacarneiro
      marianacarneiro 24 setembro, 2009, 23:22

      Com certeza, Shade! Há muitas árvores e bancos, espaços bem gostosos que gosto de ocupar para ler histórias para meu filhote!

      Reply this comment
  5. kleber de paula
    #5 kleber de paula 30 outubro, 2009, 10:40

    gostaria de saber até quando a exposição fica aqui em saçlvador ?
    grato pela atenção

    Reply this comment

<

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.