Osba apresenta “Mamãe Ganso” para público infanto-juvenil

21 de abril de 2009

Quarta-feira, dia 22, é dia de novo concerto didático gratuito da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), voltado ao público infanto-juvenil. Desta vez será apresentada a peça “Mamãe Ganso”, da obra Ma Mère L’Oie, do compositor francês Maurice Ravel (1875-1937). A regência é do maestro Eduardo Torres. O espetáculo será às 16h30, no Teatro Casto Alves (TCA). O evento tem caráter lúdico e objtiva a formação de platéia.  A direção cênica, texto original, cenário, figurino e narração estão a cargo da atriz Rita Carelli.

“Mamãe Ganso”, ou Ma Mère L’Oie, de Maurice Ravel, foi concebida originalmente para piano a quatro mãos, entre 1908 e 1910, e só depois transformada em uma obra sinfônica. A obra foi composta em homenagem a duas crianças: Mimie e Jean, filhos de dois grandes amigos do compositor francês. Esta versão para piano foi criada para ser tocada por jovens mãos e sua primeira execução publica, em abril de 1910, foi realizada, justamente, por duas crianças de 10 e seis anos de idade, e publicada, ainda em 1910, sob o título de: “Cinco Peças Infantis.”

A obra sinfônica foi escrita em 1911 e, assim como a obra para piano, é composta por cinco peças inspiradas nos contos reunidos por Charles Perrault, Madame Leprince de Beaumont, e Madame d’Aulnoy. De Madame Leprince ele emprestou a versão de “A Bela e A Fera”; de Madame d’Aulnoy, a história da “Serpente Verde” e de Perrault “A Bela Adormecida” e “O Pequeno Polegar”, além de outros fragmentos de um livro seu, repleto de contos de fadas, chamado “Histórias do Tempo Passado” ou “Histórias de Mamãe Gansa”. O nome desse concerto sinfônico também vem daí.

SERVIÇO

Concerto Didático – Orquestra Sinfônica da Bahia – “Mamãe Ganso”,  de Maurice Ravel

Regência: Eduardo Torres

Narração: Rita Carelli

Local: Sala Principal do Teatro Castro Alves (Campo Grande)

Data: 22 de abril, quarta-feira

Horário: 16h30

Entrada: Gratuita

************************

Assista a vídeo onde trechos de Mamãe Ganso são executados ao piano por duas crianças

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=wk8g1xXsJOo&hl=pt-br&fs=1]

Assista a parte da linda obra de Ravel, apresentada pela Orquestra da Rádio-Televisão Espanhola

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=3zQ85ZcDz8Q&hl=pt-br&fs=1]

Nenhum comentário até o momento

Sua opinião é importante para nós

Ainda não há comentários!

Você pode ser o primeiro a comentar .

<

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.