Coleção infantil estimula a ecoalfabetização

by 2 de abril de 2015 Sem comentários até o momento

A jornalista baiana Rosana Jatobá inspirou-se em experiências com os filhos e na sua própria cobrindo assuntos ligados ao tema sustentabilidade para lançar, junto com a pesquisadora Arminda Jardim, a “Coleção Jatobá”. São sete livros infantis (faixa etária de 7 a 8 anos) que abordam temas fundamentais para a criança desenvolver uma consciência sustentável em relação ao ambiente em que está inserida e aos recursos naturais de que dispõe. O objetivo é proporcionar aprendizado baseado no conceito de ecoalfabetização.

Com dois filhos pequenos, a autora criou histórias baseadas nas descobertas de um casal de irmãos curiosos, sempre questionando como as coisas funcionam e o que significam. Com este argumento, as narrativas abordam temas como a natureza, a água, o consumismo, a mobilidade urbana, a alimentação e o lixo. No capítulo final, estimula os hábitos sustentáveis e a iniciativa de influenciar os outros a agirem da mesma maneira.

Os livros também contêm passagens das crianças nas escolas, com conteúdo que serve de exemplo para professores desenvolverem atividades que despertem a noção de sustentabilidade nos alunos.

Temas e títulos dos livros:
– Água no Brasil e no mundo (“Água por todo o lado”)
– Consumo Consciente (“Será que eu compro?”)
– Alimentação saudável (“Comer bem e se mexer”)
– O Lixo (“Nada de lixo”)
– Mobilidade (“De lá pra cá”)
– Sustentabilidade (“Viva natureza viva”)
– Exercício para um mundo melhor (“Fazer para mudar”)

SOBRE A AUTORA
Rosana Jatobá é jornalista e mestre em Gestão e Tecnologias Ambientais pela Universidade de São Paulo (USP). Foi vencedora do Prêmio Comunique-se como melhor jornalista de sustentabilidade em 2013.

COAUTORA
Arminda Jardim é bacharel em letras pela Universidade Federal de Pernambuco, pesquisadora e atuante nas áreas socioambiental e de desenvolvimento sustentável.

Nenhum comentário até o momento

Sua opinião é importante para nós

Ainda não há comentários!

Você pode ser o primeiro a comentar .

Seus dados estarão seguros!O seu endereço de email não será publicado. Seus dados também não serão compartilhados.