Alertas sobre alimentação dos pequenos nas férias escolares

by 23 de janeiro de 2016 1 comentário

Férias são sinônimo de liberdade, horários mais flexíveis, passeios e refeições fora de casa. Contudo, este período implica muitas vezes, em menor rigor na escolha dos alimentos, o que leva as crianças ao consumo desenfreado de produtos como balas, sorvetes, sanduíches e refrigerantes, entre outras guloseimas.

Pensando na importância de manter uma rotina saudável, minimizando o impacto de doces e salgados, a nutricionista Thuane Martins, da ONG Liga Solidária, preparou algumas dicas para refeições que são saudáveis mas não deixam o sabor de lado.

“O segredo para uma alimentação saudável é o equilíbrio, variedade e moderação. Não há a necessidade de excluirmos um alimento da nossa rotina, com moderação nenhum deles se torna vilão”, ensina.

1-    Tome o café da manhã, mesmo acordando mais tarde devido às férias. É de extrema importância realizar esta refeição. Inclua pães integrais, frutas, sucos, leite e derivados magros e cereais.

2-    Atenção aos embutidos (presunto, mortadela, salame etc.), pois são ricos em gordura, sódio e conservantes. Substitua-os por alimentos mais nutritivos e menos calóricos, como queijo branco e patês (frango, atum, cenoura, ricota, etc.).

3-    Prefira se refrescar com água, sucos naturais, água de coco e sorvetes de frutas.

4-    Evite que as crianças fiquem mais de três horas sem se alimentar, assim permanecerão nutridas e com energia para brincar, além de não exagerar na quantidade de comida na refeição seguinte.

5-    Busque alimentos menos calóricos, como frutas e pães integrais para os lanches intermediários e realize refeições principais equilibradas que contenham salada, arroz, feijão, grelhado e legumes.

6-    Consuma frituras com moderação, prefira os alimentos assados, grelhados, refogados ou cozidos.

7-    Caso a alimentação seja fora de casa, procure um lugar que ofereça uma maior variedade, como um buffet self-service, no qual, podemos fazer melhores escolhas e adequar a quantidade.

8-    Nos restaurantes, evite alimentos de fácil contaminação como ovo, maionese e molhos caseiros, que são frequentemente expostos em ambiente não refrigerado, o que pode acarretar intoxicação alimentar.

9-    Permita que as crianças participem do processo de preparo das refeições, isto desperta interesse em experimentar novos alimentos.

10-  Em casa, evite deixar as guloseimas (salgadinhos, balas, chocolates etc.) com fácil acesso e à disposição das crianças.

DUAS RECEITINHAS LEGAIS:

Hambúrguer Nutritivo
Ingredientes:
100g de carne moída
½ ovo
1 colher (sopa) de farinha de aveia
1 xícara de espinafre cozido
Sal e cheiro verde a gosto

Modo de Preparo
Bata o ovo;
Misture todos os ingredientes e modele no formato de hambúrguer;

Doure os hambúrgueres em uma frigideira antiaderente untada com pouco óleo;
Servir com salada colorida ou com pão integral, alface e rodelas de tomate.

Bolo de Cenoura Saudável
Ingredientes:
½ xícara (chá) de óleo de soja
4 claras
3 cenouras médias (400g)
1 xícaras(chá) de farinha de trigo
1 xícara(chá)de farinha de aveia
2 xícaras(chá) de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de fazer
Coloque no liquidificador o óleo, os ovos, e a cenoura. Bata muito bem;

Junte o restante dos ingredientes e bata até misturar bem;
Coloque em assadeira untada;
Assar em forno não muito quente.

Pode-se colocar como cobertura deste bolo geleias de frutas vermelhas (morango, amora e goiaba).

Sobre a Liga Solidária – A Liga Solidária é uma organização social sem fins lucrativos, criada há 92 anos. Atualmente, atende mais de 10 mil crianças, jovens e adultos em situação de alta vulnerabilidade social. A ONG desenvolve programas sociais de educação e cidadania nos distritos Raposo Tavares e Rio Pequeno, na periferia da zona oeste do município de São Paulo, e também nos bairros da Saúde e Cidade Monções.

1 comentário até o momento

Sua opinião é importante para nós

Seus dados estarão seguros!O seu endereço de email não será publicado. Seus dados também não serão compartilhados.