Flipelô oferece ampla programação infantil

by 8 de agosto de 2017 1 comentário

De 9 a 13 de agosto acontece a primeira Festa Literária Internacional do Pelourinho, a Flipelô, que ocupará ruas e espaços culturais com mesas de debates, lançamentos de livros, oficinas literárias, saraus, apresentações teatrais, exibição de vídeos e shows musicais. As atividades são gratuitas e abertas ao público.

A programação infantil está garantida em três diferentes espaços. Haverá atividades da Festa dos Erês, no Espaço Sesc/Senac Pelourinho (veja mais abaixo), entre elas o lançamento, no domingo, 13 de agosto, às 15h, do livro infantil Caixinha de Fósforo, da educadora, escritora, compositora e cordelista baiana Mabel Velloso.  A Casa Amarela do Largo do Pelourinho vai abrigar editoras baianas, com lançamento de livros infantis, contação de histórias, música e oficina de brinquedos (agenda abaixo).

Durante os dias do evento, a Biblioteca Móvel será instalada no Terreiro de Jesus, das 9h às 17h (veja programação detalhada neste post). Além do acervo literário de mais de mil livros e revistas, a biblioteca será ponto de encontro da criançada e do público jovem com contações de história, bate papo com escritores de obras infanto-juvenis, lançamentos, jogos educativos, oficinas artísticas e apresentações teatrais com a Cia de Teatro da Biblioteca infantil Monteiro Lobato e a Cia de Teatro Cabriola, Sarau de Poesias com Gonçalves e Manté e Stand Up para toda família, com o historiador, humorista e comediante Matheus Buante, entre outras atrações.

 

PROGRAMAÇÃO INFANTIL NA ARENA SESC PELOURINHO

Quinta-feira, 10/8  
14h – Literatura infantil e contação de histórias – A Arte da Palavra. Bate-papo com Ilan Brenman (SP).Mediação: Professora Mônica Menezes.

Sexta-feira, 11/8 
14h – Histórias da Mãe África, com Eduardo Odùdúwa (BA)
15h30 – Bate-papo com Thalita Rebouças (RJ)

Domingo, 13/8  
14h – Lançamento de livro Livres Livros: A Magia dos Sonhos, de Raissa Martins
15h – Lançamento do livro Caixinha de Fósforos, de Mabel Veloso
16h – Contação de Histórias com o Teatro Griô
17h – Cortejo Boiada Multicor, com Jorge Conceição

CASA DAS EDITORAS BAIANAS (Largo do Pelourinho, n. 3, ao lado da Casa Azul da Fundação Casa de Jorge Amado).

As editoras Caramurê, Corrupio, Edufba, Mondrongo, Humanidades e Solisluna estarão na Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô) com a Casa das Editoras Baianas.

Sábado, 12
10h – Contação de histórias com a autora Paula Simões
11h – Lançamento do livro Miau e o Pé de Feijão, de Rafael Graça e Marcos Borba
14h – Papo musical com o autor do livro Lá Dentro da Mata, Paulo Maurutto

Domingo, 13/08
11h – Contação Mãe que Lê – Emília Nunez
14h – Oficina de Brinquedos – Livro Fabrincando – Tamires Lima

PROGRAMAÇÃO NA BIBLIOTECA MÓVEL

Todos os dias às 9h: programação com jogos e leituras ao ar livre.

Quinta, 10/8
10h – contação de histórias e oficina com Aline Pinheiro e Raquel D’Avila
11h – bate-papo com a escritora Maria Izabel sobre seu livro, Contos de fadas na realidade afro-baiana
14h – programação reinicia com mais brincadeiras
15h – espetáculo com a Cia de Teatro Cabriola, A História Que a Manhã Contou ao Tempo.

Sexta-feira, 11/8
10h – encontro com a Palhaça Pimentinha, que traz na bagagem muita diversão, conhecimento e boas histórias
11h – Terreiro de Jesus será tomado pela Feira de Histórias Fantásticas, um projeto de contação de histórias idealizado pela arte-educadora Daniela Andrade, que tem como referências as feiras livres e os camelôs, com um repertório autoral, adaptações e contos populares.
14h – o escritor Silvano Sulzar lança o livro O diário de Davi: preconceito racial, homofobia e bullying na escola, que aborda a temática de forma objetiva, tomando como base a Lei 13.185, que institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (bullying), em todo o território nacional.
15h – o humorista e comediante Matheus Buante diverte com um show de stand up para toda a família.

Sábado, 12/8
10h – João Lima com O Circo de Um Homem Só, espetáculo circense composto de reprises autorais, executado pelo palhaço Tiziu, que decide realizar sozinho um espetáculo de circo completo.
11h – oficina de leituras, envolvendo todos no mundo das letras com dinamismo e ludicidade.
14h – bate-papo com o psicopedagogo Silvano Sulzar, sobre o livro “O diário de Davi: preconceito racial, homofobia e bullying na escola”
15h – espetáculo A Turma do Sítio da Diversidade. No enredo, Emília e Visconde, ao visitarem o jardim do Sítio, percebem que uma violeta branca esnoba as suas colegas, violetas roxas, por se sentir superior, e o sábio Visconde lhes ensina sobre a importância de viver em harmonia entre todas as cores.
16h – oficina de recicláveis, com a equipe da Bibex.
16h – Sarau de Poesias com Gonçalves e Mané, voltado para todas as idades. O grupo tem como filosofia ser eclético, apresentando sempre boa música, com ênfase nos seguintes estilos: MPB, Forró, Pop-Rock, Samba, Seresta e Reggae.

Domingo, 13/8
10h – Projeto Ler é Poder participa do momento de contação de histórias, com as brincantes e mediadoras culturais Acely Araújo e Camila Carfma.
14h – Leituras e jogos ao ar livre, abrindo espaço para o bate-papo com a blogueira de livros Larissa Sousa Vieira, do blog Fuxico Literário.
16h – Nova edição da oficina de recicláveis
17h – mais brincadeiras

SERVIÇO
Flipelô – Festa Literária Internacional do Pelourinho
Onde: Centro Histórico de Salvador
Quando: de 9 a 13 de agosto
Quanto: entrada gratuita
Informações: 71 3042-3330

Confira programação completa para adultos e crianças aqui

1 comentário até o momento

Sua opinião é importante para nós

Seus dados estarão seguros!O seu endereço de email não será publicado. Seus dados também não serão compartilhados.