Festival VILERÊ agita o Vila Velha com teatro e oficinas

by 6 de outubro de 2017 1 comentário

O Teatro Vila Velha realiza até 12 de outubro a edição 2017 do Festival VlLERÊ, projeto anual direcionado ao público infanto-juvenil, com teatro, música, jogos, oficinas, bate-papos e exposições.  O tema deste ano é “Brincando com artes e tecnologia”. Tem coisa boa demais por lá!

Os ingressos para todos  os espetáculos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia). O Vila Velha fica no Passeio Público (Campo Grande) e tem estacionamento próprio e gratuito, com acesso pela ladeira que dá no Largo dos Aflitos, ao lado do quartel. Confira abaixo programação do último dias.

12/10, quinta, 11h (feriado)
O Cordel de Maria Cin-DRAG-Rela – Versão nordestina do famoso conto infantil, que se propõe a discutir questões de gênero com o público infanto-juvenil. Maria Cindragrela vive no interior do Nordeste. Na sua casa vieram morar sua madrasta (Germana) com duas filhas do seu primeiro casamento: Anastácia e Griselda. O pai de Cindragrela morreu logo depois do casório e Cindragrela tornou-se escrava do lar. Ela tem três amigos bichos: o calango Tião, a galinha Januária e a cabrita Açucena, com quem divide suas tristezas e sonhos. Tudo muda, porém, quando o filho do Coronel Moura – o Coronelzinho – volta de sua vida de viajante aventureiro (muito a contragosto) para a casa do pai, que quer obrigá-lo a tomar conta dos negócios, que case com uma moça da redondeza e que lhe dê netos. Para tanto, organizou um forró no dia de sua chegada. Cindragrela não conseguiu terminar seus afazeres diários a tempo de arrumar sua roupa pra ir ao forró, mas ela contou com uma ajuda mágica: a Drag Madrinha, que a ajudou a chegar no forró e encantar o Coronelzinho, mas somente até meia-noite quando…

Classificação indicativa: 7 anos

Duração: 60 minutos

12/10, quinta, 15h (feriado)
Vilerê em Festa – encerramento do Festival fará homenagem a Adroaldo Ribeira Costa, com apresentação da Mostra de resultado de oficinas e show de encerramento com o espetáculo cênico musical Rock Family, da Banda Discoteca, que cobre período de quase 50 anos (desde os Beatles dos anos 60, e se demorando um pouco mais no Rock Brasil dos anos 80 e 90, chegando ao Indie de Tulipa Ruiz). O espetáculo é composto por blocos temáticos contrastantes, entremeados por cenas curtas pautadas pelo humor (às vezes ácido). A Banda Discoteca é a primeira incursão francamente musical do Grupo Teca Teatro, que em mais de uma década dedicada ao público infantojuvenil (desde bebês), traz além do casal que dirige artisticamente o grupo/banda, a sua filha Zizi Comin, que com 7 anos fez sua estreia profissional, neste espetáculo concebido com muito amor para contemplar os mais diversos arranjos familiares. Em “Rock in Family” as crianças se divertem com o astral do repertório e com a interação das atrizes-ator/cantores. Já os pais se divertem duplamente por estarem com suas crias, curtindo um ambiente musical tão seu.

Classificação indicativa: livre

Duração: 1h30 minutos

EXPOSIÇÕES INTERATIVAS

O festival recebe duas exposições interativas, que permanecem abertas nos finais de semana, antes dos espetáculos do VILERÊ. Na área externa, pneus, elásticos e materiais reciclados são utilizados para construir grandes brinquedos, possibilitando o resgate do Passeio Público como um espaço de convivência e diversão coletiva. Já no foyer do teatro, a exposição tem como tema os cinco sentidos, que são estimulados a partir de diferentes experiências. As exposições são realizadas em parceria com o Centro Técnico do Teatro Castro Alves.

OFICINAS
Diversas oficinas acontecem abordando conexões entre as linguagens artísticas, a tecnologia e a cidade. São elas: “Teatro, Câmera, Ação!”, com Débora Landim, voltada para crianças de 5 a 12 anos; Oficina Musas de Grafitti Art com Bigod, para crianças acima de 8 anos; “Nossos Mundos no Minecraft”, com Leandro Correia, com turmas para crianças de 6 a 9 e adolescentes de 10 a 14; “Circo em Família”, com Luana Serrat, para crianças a partir de 5 anos junto às famílias; “Dança, brincadeira, brinquedos e tecnologia”, com Janahina Cavalcante, para crianças de 7 a 12 anos; e “Práticas Gamificadas para a infância”, com Victor Cayres e Marcelle Minho, para jovens a partir de 16 anos e adultos. Confira datas, horários, valores e compre ingressos antecipados no Sympla, ou vá ao site do Vila.

1 comentário até o momento

Sua opinião é importante para nós

Seus dados estarão seguros!O seu endereço de email não será publicado. Seus dados também não serão compartilhados.