Acervo do Giramundo em exposição de bonecos segue na Caixa Cultural

by 17 de maio de 2017 1 comentário

A Caixa Cultural Salvador segue até 2 de julho com a exposição de bonecos do acervo do Giramundo, em mostra que propõe a adultos e crianças uma experiência especial unindo diversão e curiosidade, sempre de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. A entrada é gratuita.

A exposição faz um apanhado da longa trajetória do grupo mineiro, que possui o maior acervo do estilo teatral no país. O evento exibe 57 bonecos criados ao longo de quase cinco décadas, bem como materiais gráficos que revelam o processo criativo e de construção desses personagens.

O público pode conhecer o projeto educativo Baú de Ossos, que exibe desenhos, estruturas e mecanismos utilizados na criação dos bonecos. Ao lado destes materiais, também são expostos modelos reais de personagens, o que permite aos visitantes conferir de perto o processo de criação do grupo.

O espaço Anatomia dos Bonecos se inspira na medicina para explicar questões relativas à criação dos personagens. O estudo convida o público a perceber como os mecanismos pensados dão vida ao boneco. Os visitantes compreenderão como os artefatos se articulam, possibilitando o movimento, além de entender como se dá a criação de volumes e o revestimento das superfícies das marionetes.

SOBRE O GIRAMUNDO

Com mais de 50 personagens de acervo e dezenas de espetáculos montados em 47 anos de existência, o grupo Giramundo foi pioneiro na pesquisa e experimento de técnicas de criação, construção e manipulação de bonecos. Produziu um repertório único na história do teatro brasileiro e alcançou reconhecimento nacional e internacional, que o gabarita como um referencial da pesquisa em teatro de bonecos. Fiel à sua história, o grupo concebeu uma mostra pautada em uma relação que envolve movimento, troca, aprendizado e interação. O Museu Giramundo, que serve como base para a mostra, guarda o maior acervo de teatro de bonecos do Brasil. É um museu que se destaca e difere de outros similares ao redor do mundo, por estar vivo, já que grande parte dos espetáculos históricos ainda se encontra ativo, em versões originais.

Serviço

Mostra Mundo Giramundo

Quando: até 2 de julho de 2017 – terça-feira a domingo – das 9h às 18h

Onde: Caixa Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57, Centro

Quanto: entrada franca

Informações: (71) 3421-4200

1 comentário até o momento

Sua opinião é importante para nós

Seus dados estarão seguros!O seu endereço de email não será publicado. Seus dados também não serão compartilhados.