Feira de Troca de Brinquedos tem nova edição na Praça Flora

by 3 de Maio de 2018 1 comentário

No sábado (19/5) tem Feira de Trocas de Brinquedos na Praça Flora (Pituba). O evento já está em sua 11ª edição e é sempre um sucesso, maneira gostosa de incentivar o consumo consciente, a troca e de combater o consumismo infantil. Fora que costumam ser manhãs deliciosas para brincar ao ar livre (leve bike, skate, bola e o que mais desejar) e subir em árvores!

A proposta é mostrar que o essencial para a criança é a brincadeira, e não o brinquedo. Então vamos todos separar os brinquedos que já estão esquecidos no fundo do baú e ir à Feira para brincar, exercitar o desapego e aprender que brincar é melhor que comprar! 

Salvador abraçou a ideia do Instituto Alana e desde 2012 organiza a edição local da Feira de Troca de Brinquedos, evento sem fins lucrativos e promovido por mães, pais, brincantes, artistas e educadores voluntários, com apoio do Movimento Infância Livre de Consumismo.

O que levar:
– brinquedos – livros infantis – canga, toalha ou esteira para expor os itens e para sentar-se
– lanche para compartilhar
– água
– protetor solar

A feira também receberá doações: brinquedos e livros infantis e adultos para o projeto @livreslivros.

Onde vai ser: Rua Guillard Muniz, próximo ao final de linha da Pituba – entrando pela rua ao lado da Fundação Baiana de Cardiologia.

Mapa de como chegar: http://bit.ly/PcaFlora

Dicas para realizar as trocas:
– Para começar, junto com a criança, escolha brinquedos em bom estado e aproveite este momento para conversar sobre a quantidade de brinquedos, especialmente atentando para aqueles muito desejados e pouco usados pelas crianças.
– Na Feira, criança troca com criança, sejam brinquedos, livros ou afetos. Adultos observam e facilitam caso haja a necessidade. Vamos priorizar a autonomia à criança dentro das suas capacidades e limites.
– Os brinquedos e livros são expostos em cangas ou esteiras para serem vistos por todos.
– As crianças visitam as “barracas” para escolher e começar as trocas com os colegas.
– As próprias crianças perguntam o que desejam trocar e negociam.
– Os adultos podem ajudar, sempre para facilitar ou dar ideias que viabilizem as trocas, mas nunca impedir a troca que é desejada pela criança.
– Os adultos devem evitar fazer julgamentos sobre o valor monetário dos brinquedos negociados: na Feira o que vale é o potencial lúdico que apenas a criança sabe qual é.
– Se a criança não quer trocar, não insista. Ela não deve ser obrigada só porque está ali.
– Às vezes acontece o arrependimento diante uma troca considerada desvantajosa ou a criança fica aborrecida porque a troca não é efetivada. Cabe aos adultos conversar com as crianças e extrair lições para ambos: lidar com a frustração é mais das mais ricas oportunidades que a Feira de Troca de Brinquedos e Livros traz para todos os envolvidos, adultos e crianças.

Serviço
11ª edição da Feira de Troca de Brinquedos
Quando: 19/05/2018, sábado, das 9 às 11 horas
Onde: Praça Flora, na Rua Guillard Muniz na Pituba
Quanto: gratuito
Como participar: levar brinquedos e livros em bom estado de conservação para troca, toalha ou esteira para exposição dos brinquedos, lanche e água, proteção solar, amigos e disposição para trocar e brincar muito.
Dica: é importante levar as crianças ao banheiro antes de e sair de casa: na feira não há estrutura.

1 comentário até o momento

Sua opinião é importante para nós

Seus dados estarão seguros!O seu endereço de email não será publicado. Seus dados também não serão compartilhados.